18/02/2014 14h31

Preocupado com a superlotação nas creches, Pastor Apolo (PSB) também solicita informações sobre qual o número máximo de crianças atendidas por classe

Mesmo após a segunda chamada realizada para os inscritos no Cadastro Único da Secretaria de Educação, o número de vagas em creches de Sorocaba ainda é deficitário.

Em janeiro, a Prefeitura Municipal divulgou a informação de que seriam chamadas mais 1.027 crianças do Cadastro Municipal Unificado para matrículas em creches, na segunda chamada. As matrículas das 1.027 crianças chamadas aconteceram nas datas dias 6 e 7 de fevereiro.

Passado esse período, o vereador Pastor Apolo (PSB) agora questiona o município sobre como estão sendo atendidas as crianças, uma vez que a superlotação também não é positiva para estes alunos. Solicita ainda informações sobre qual o número máximo de crianças atendidas por classe e quais ações estão sendo tomadas para resolver a questão da falta de vagas em creches, seja através da construção de novas unidades de ensino ou através de convênios com entidades capacitadas.

Muitos pais foram contemplados, ainda que longe de suas casas e agora lutam para a transferência para uma escola mais próxima, para que estas crianças possam frequentar as aulas de maneira mais prática e acessível.

De acordo com a legislação local, são critérios de priorização das vagas: filhos de deficientes que têm prioridade nas escolas próximas de suas residências; crianças em situação de vulnerabilidade social ou que participam do Programa Bolsa Família; crianças cuja mãe, de até 18 anos de idade, esteja matriculada e frequentando regularmente as aulas em escolas formais no período diurno.

Atualmente, as creches atendem aproximadamente 13.300 crianças de zero a cinco anos. O cadastro municipal único teve 6.169 solicitações de matrículas e 29,6% desse número, mesmo após a segunda chamada, ainda estão sem vagas.

“O próprio Secretário da Educação, José Simões de Almeida Júnior, afirma que até o mês de abril, outras 300 vagas serão abertas para crianças nessa faixa etária, porém, ele admite que ainda haverá o déficit educacional em torno de 1.500 vagas”, diz Pastor Apolo.

(Assessor de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)