25/02/2014 16h47

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os problemas de abastecimento de água na cidade se reuniram na tarde desta terça-feira (25) para realizar um balanço dos resultados obtidos até agora e traçar diretrizes para as ações da “CPI do SAAE” para os próximos dias.

Estiveram presentes os vereadores Carlos Leite (PT), presidente da CPI e vice-presidente do legislativo sorocabano, Francisco França e Izídio de Brito (ambos do PT), Marinho Marte (PPS) e José Crespo (DEM).

Durante a reunião, foram debatidos os resultados obtidos com a primeira oitiva, realizada no último dia 18, quando o atual diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), engenheiro Adhemar José Spinelli Jr, foi ouvido pelos parlamentares e respondeu a dezenas de perguntas.

A partir da primeira oitiva, foram levantadas informações que estão subsidiando a investigação e terão desdobramentos futuros, quando novos depoentes forem ouvidos. A reunião de hoje também serviu para a Comissão deliberar sobre uma série de documentos que serão pedidos aos órgãos públicos e empresas privadas nos próximos dias, referentes a ações, contratos e planejamentos do SAAE dos últimos 10 anos.

Os vereadores também fizeram um balanço da primeira diligência da CPI, que foi realizada dia 19. Na ocasião, os parlamentares visitaram o Centro Operacional do SAAE e conversaram com o coordenador do local, Engenheiro Ronaldo Rodrigues, que confirmou que parte do superávit da autarquia no final de 2013 se deveu à troca de muitos hidrômetros que estavam desgastados ou em mau funcionamento, por aparelhos novos e mais sensíveis. Ele confirmou a pretensão do SAAE de trocar 200 mil hidrômetros na cidade.

Na mesma diligência, os vereadores conheceram o setor de hidrometria da autarquia, e conversaram com o responsável pelos testes com hidrômetros, Engenheiro Cláudio Baundenbacher. Ele confirmou que o novo aparelho é muito mais sensível e consegue computar a passagem de quantidades mínimas de água, que passavam despercebidas pelos antigos medidores.

Os membros da CPI do SAAE também determinaram que no dia 11 de março ocorrerá a próxima oitiva, quando novos depoentes serão ouvidos. Até quinta-feira (27) os vereadores decidirão quais serão os convocados. Eles também deliberaram sobre as novas diligências que empreenderão, mas não definiram a data em que elas irão ocorrer, e preferiram manter os destinos em sigilo.

(Assessoria de Comunicação – Vereador Carlos Leite/PT)