27/02/2014 13h34

Representando o fórum que defende a implantação de uma Comissão Municipal da Verdade, Daniel Lopes, utilizou a tribuna da Câmara durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 27, para ler o documento que pede o esclarecimento público e definitivo de casos envolvendo presos políticos de Sorocaba durante a Ditadura Militar, além de colaborar com as comissões estadual e nacional.

“Há 50 anos durante o golpe civil militar, sorocabanos foram torturados e mortos”, afirmou. Lopes citou nomes e casos de perseguidos políticos de Sorocaba incluindo os que foram presos e mortos. Alguns deles que acompanharam sua manifestação na Câmara,. Também lembrou os quase mil presos políticos no 30º Congresso Anual dos Estudantes em Ibiúna.

Após a fala de Daniel Lopes, o presidente da Casa, Claudio do Sorocaba I, anunciou o requerimento prevendo a criação da Comissão da Verdade na Casa. O vereador Anselmo Neto (PP) manifestou seu interesse em participar como membro. Outros parlamentares como Neusa Maldonado (PSDB), Izidio de Brito (PT) e Marinho Marte (PPS) parabenizaram a iniciativa e falaram da importância de se conhecer o passado para construir o futuro.