27/02/2014 16h31

Pastor Apolo (PSB) salienta que o uso de telas é imprescindível para proteger os trabalhadores da construção civil

Preocupado com a falta de segurança em alguns empreendimentos em construção em Sorocaba, o vereador Pastor Apolo (PSB) apresentou um requerimento questionando informações sobre fiscalização do uso de telas de proteção de fachadas nas edificações.

Atualmente há exigência imposta às construtoras de que as mesmas ofereçam segurança aos seus funcionários, pedestres e estabelecimentos que estiverem ao redor do edifício em construção, colocando em suas obras telas fachadeiras. Essa proteção é obrigatória onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais que possam atingir quem está no solo.

“O uso da tela proporciona uma segurança maior aos trabalhadores, uma vez que quedas podem ser fatais na construção civil”, explica o parlamentar. Assim como o Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um dispositivo de uso individual utilizado pelo trabalhador, da mesma forma, a tela fachadeira ou tela de fachada é um Equipamento de Proteção Coletivo (EPC).

Através do requerimento, o parlamentar quer saber como o setor de fiscalização realiza as inspeções nas obras em andamento em Sorocaba. Além disso, deseja saber quantas multas foram aplicadas pelo descumprimento à lei no ano de 2013.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)