03/03/2014 18h08

De autoria do vereador Pastor Apolo (PSB), a proposta atende crianças com diabetes, doenças celíacas e com intolerância à lactose

Será votado nas próximas semanas o projeto de lei do vereador Pastor Apolo (PSB) que dispõe sobre a obrigação dos estabelecimentos de ensino municipais de manterem em sua merenda alimentação diferenciada e adequada aos alunos portadores de diabetes, doenças celíacas e intolerância à lactose.

A doença celíaca se expressa pela intolerância permanente ao glúten, principal fração proteica presente no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Apesar do problema ainda não ser extensamente conhecido, já se sabe que entre os indivíduos mais afetados estão aqueles que sofrem de diabetes tipo 1. Pesquisas revelam que a doença atinge pessoas de todas as idades, mas compromete principalmente crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Já a intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Também para a intolerância à lactose não existe cura, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados.

Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados. Por esta razão, é importante, na medida do possível, manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos.

Todas essas questões foram apresentadas pelo vereador no projeto de lei, pois são pertinentes à saúde pública.  “O Poder Público não pode esquecer que a saúde é um bem de todos. Quando o poder público falha ou se omite no dever de dar acesso à saúde, o cidadão pode exigir que seu direito seja cumprido”, explica.

“As crianças que estudam na rede municipal passam muito tempo na escola e realizam grande parte de suas refeições diárias nestes locais. É justo que as crianças que necessitam de uma dieta apropriada também sejam atendidas”, reitera Pastor Apolo.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)