06/03/2014 14h55

Conclusões dos trabalhos foram lidas e comentadas pelo presidente Izídio de Brito. Nova comissão será aberta para dar continuidade ao processo de investigação

O relatório final da CPI da Saúde foi entregue pelos membros na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, cumprindo os prazos previstos no Regimento Interno da Câmara. Em 180 dias, a CPI realizou mais de 30 oitivas, além de inúmeras visitas aos serviços de saúde. Devido à importância do tema e aos pontos pendentes, a comissão será reaberta.

“O relatório foi conclusivo, porém provisório, pois precisamos de mais 90 dias”, explicou o presidente Izídio de Brito (PT) que leu trechos do documento e fez comentários das conclusões. Conforme alteração recente no Regimento, o relatório final não foi votado e agora será encaminhado às autoridades competentes.

Presidida pelo vereador Izídio de Brito (PT) e tendo como relator o vereador Waldomiro de Freitas (PSD), a CPI da Saúde foi composta pelos vereadores José Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS), Pastor Apolo (PSB), Rodrigo Manga (PP), Neusa Maldonado (PSDB) Fernando Dini (PMDB), Claudio do Sorocaba I (PR), Irineu Toledo (PRB), Jessé Loures (PV), Waldecir Morelly (PRP) e Luis Santos (PROS).

Izídio de Brito afirmou que a CPI constatou a desorganização do serviço municipal de saúde e destacou que a grande dificuldade da comissão foi quanto à resposta dos requerimentos, que extrapolaram, em muito, o prazo e ainda ao conteúdo destas respostas que deixaram a desejar.

Propostas de encaminhamento: reabertura da CPI; contratação de consultoria especializada; auditoria na Secretaria de Saúde e análise técnica dos últimos quatro relatórios técnicos anuais da Secretaria.

O relatório final deverá ser encaminhado aos deputados estaduais e federais do município, Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual e Federal, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde e a um representante da Prefeitura que, por sua vez, deverão direcionar o documento às comissões e conselhos da saúde nas três esferas.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito / PT)