06/03/2014 16h10

Em virtude do crescente número de reclamações sobre a falta de manutenção no Ecoponto instalado nas proximidades da Rua Benedito Leme de Brito, no Sorocaba Park, o vereador Pastor Apolo (PSB), protocolou um requerimento questionando as ações do Executivo.

Segundo os moradores da região, o abandono e a desorganização de quem utiliza o Ecoponto atingiu o limite, pois todo tipo de resíduos são ali jogados, se assemelhando a um verdadeiro lixão em meio às residências.

O Ecoponto é um local público onde os munícipes podem descartar materiais de grande porte ou recicláveis como móveis velhos, restos de construção, madeira, garrafas pet, etc.

Segundo a Lei 8.614/08, denominam-se Ecopontos “os locais pré-determinados pela Prefeitura de Sorocaba, aptos ao recebimento de quantidades pequenas de “resíduos classe A”. Os resíduos classe A são os provenientes da construção civil, os resultantes da construção ou demolição de um edifício, independentemente das suas características.

O objetivo é evitar o descarte irregular de entulho, em praças, calçadas e vias públicas, o que prejudica o trânsito de carros e pedestres e costuma atrair ainda mais lixo. Isso tudo é agravado quando feito nas proximidades de córregos e galerias de águas pluviais, que pode se desdobrar em entupimentos e alagamentos em épocas de chuva.

“Não adianta oferecer esse tipo de serviço a população e não oferecer o suporte e manutenção essenciais para que o Ecoponto funcione. Infelizmente a população acaba abusando e não há fiscalização nem cumprimento das regras estabelecidas para o descarte de material”, explica Pastor Apolo.

O requerimento traz uma série de questionamentos sobre a manutenção e regulamentação dos Ecopontos pela cidade. Com base nas respostas obtidas, o parlamentar apresentar sugestões de melhorias aos administradores dos Ecopontos.

(Assessor de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)