06/03/2014 18h12

O acidente ocorrido com a cobertura da Arena Multiuso em Sorocaba terá três diferentes laudos. A confirmação foi dada na tarde desta quinta-feira, pelo secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, Antônio Benedito Bueno Silveira, durante reunião com a Comissão Especial de Esporte para Acompanhamento das Obras da Arena Multiuso. O encontro foi na sala de reuniões da Câmara.

De acordo com Toni Silveira, os laudos serão feitos separadamente pelas empresas responsáveis pelos pré-moldados, pela responsável da estrutura metálica e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O convênio deve ser assinado em 15 dias. A partir dessa data, haverá um prazo de 20 dias para que seja realizada a coleta do material e mais 45 dias para que o laudo seja finalmente entregue. Após a coleta do material para análise, a empreiteira já poderá reiniciar as obras.

O secretário de Obras ainda detalhou os gastos que a construção do complexo esportivo já tinha consumido. Do total de R$ 14.174.456,90, já haviam sido utilizados R$ 8.030.712,19 e ainda estava em trâmite um aditivo financeiro de R$ 3.342.339,29 (23,28% do total) que não estava concretizado.

Segundo Toni Silveira, pelo Estado, através do convênio do Seplan (Secretaria de Planejamento), estava previsto o aporte de aproximadamente R$ 4 milhões, mais R$ 10 milhões da Operação de Crédito – Desenvolve São Paulo e uma contrapartida de R$ 500 mil da Prefeitura de Sorocaba. “Os proprietários da empreiteira contratada, Progredior, tiveram uma reunião com o prefeito Antônio Carlos Pannunzio e garantiram que assumirão toda a responsabilidade pelos reparos, mas por enquanto o caso e as obras estão totalmente paradas”, disse o secretário.

Com isso, o trabalho da Comissão Especial só será retomado após a conclusão dos laudos. “Vamos continuar fiscalizando e, principalmente, cobrando essa análise final tanto das empresas quanto da prefeitura. Com os resultados em mãos faremos uma reunião com o secretário de Fazenda, Aurílio Sérgio Costa Caiado, pra sabermos como ficará a questão da verba já investida e dos futuros aportes para a conclusão das obras da Arena Multiuso”, diz o presidente da Comissão, o vereador Fernando Dini (PMDB).

Ainda fazem parte da comissão os vereadores Anselmo Neto (PP), Antônio Carlos Silvano (SDD), Carlos Leite (PT), Marinho Marte (PPS), Pastor Apolo (PSB), Rodrigo Manga (PP), Saulo do Afroart´s (PRP) e Waldecir Morelly (PRP).

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/PMDB)