07/03/2014 15h54

A iniciativa foi da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) e a sessão solene contou com palestra sobre saúde e entrega do Prêmio Salvadora Lopes

Em concorrida sessão solene, que contou com a presença de várias autoridades e de mulheres de diversos segmentos da sociedade, a Câmara Municipal de Sorocaba comemorou, na noite de quinta-feira, 6, o Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março. A iniciativa foi da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) e teve como objetivo, segundo a parlamentar, tanto celebrar as conquistas femininas como refletir sobre a condição da mulher na sociedade.

A sessão solene contou com uma palestra sobre “HPV e Adolescência”, proferida pela médica Albertina Duarte Takiuti, mestre e doutora em ginecologia e coordenadora do Programa Saúde da Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A palestrante foi agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã Salvadora Lopes, juntamente com a empresária Patrícia Bismara, diretora da Rádio Cacique, além de Janete Tossato Varella, Olga Fasolin e Sandra Freitas. O prêmio é concedido anualmente pela Câmara Municipal de Sorocaba às mulheres que se destacam em prol das causas femininas.

Participaram da sessão solene os vereadores José Francisco Martinez (PSDB), Anselmo Neto (PP), Muri de Brigadeiro (PRP), Pastor Apolo (PSB) e Saulo do Afro Arts (PRP), bem como a secretária de Cultura, Jaqueline Gomes; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Elzimara de Farias Martinez; a presidente do Conselho Municipal das Mulheres de Sorocaba, Dagmar Rubiano Gomes; e a delegada Madeleine Caputo, representando o diretor do Deinter-7, Júlio Guebert. A cantora Teresa Baddini, também homenageada, apresentou-se na solenidade.

Também receberam homenagem pelos relevantes serviços prestados à sociedade: Dra. Albertina Duarte Takiuki; Janete Tossato Varella, voluntária social; Olga Fasolin, comerciante; Patrícia Bismara, diretora da Rádio Cacique; Sandra Freitas, diretora da Coeso; Adriana Maria da Silva Nogueira, educadora; Alessandra Gonçalves França, empreendedora; Alice Taconi Cordeiro, pastora; Ana Paula de Lima, 2º. Sargento da PM; Andréa Ignácio Pinto Rolim, educadora; Cássia Cristina da Silva  Pinheiro, educadora; Dagmar Rubiano Gomes, presidente do CMDMS; Dra. Alice Satiko Kubo Araújo, Promotora de Justiça; Darly Miola kluppel, delegada de polícia; Érika Coppini, delegada da Policia Federal; Genina Mauro do Carmo, exemplo de dedicação; Josiane Grunewald Marangon, esportista; Magda Elisangela Biaigio, guarda civil Municipal; Maria Aparecida Lopes Arantes, funcionária pública; Paula Andréa Vial Silva, coordenadora do Cerem;  Renata Maldonado Silveira Romão, advogada; Silvia Helena Cardoso, empresária; e  Zi Cossermelli , artista plástica  e apresentadora de TV.