13/02/2020 16h04
atualizado em: 13/02/2020 17h26

De acordo com a vereadora, muitas gestantes da cidade não conseguem passar pelas seis consultas mínimas do pré-natal

Durante debate de requerimento que questionava os métodos e protocolos quando ocorrem perdas gestacionais e neonatais em Sorocaba, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), a vereadora Iara Bernardi (PT) destacou que há uma falta crônica de médicos nos postos de saúde.

Segundo a parlamentar petista, desde o governo de Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) não é feito novo concurso para contratação desses profissionais. De acordo com Iara, muitas gestantes da cidade não conseguem passar pelas seis consultas mínimas do pré-natal.

“Os exames demoram muito para serem feitos. Um absurdo que tem levado a situações críticas: o aparecimento de novos casos de sífilis, que acabam não sendo diagnosticados durante a gestação, e até contaminações de bebês com HIV na hora do parto”, relata a petista.

O secretário de Saúde, Dr. Ademir Watanabe, prestou depoimento esta semana à CPI da Saúde, da qual Iara é relatora, e voltou a defender o fortalecimento da Saúde Básica. “Contudo, há cerca de sete meses no cargo atual, ainda não promoveu alterações positivas para fortalecer as UBSs, não anunciou novo concurso. Uma sequência de omissões”, criticou a vereadora.

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Iara Bernardi/PT)