05/03/2020 21h59
atualizado em: 06/03/2020 07h54

A homenagem ao maratonista e empresário Hermes Elias de Moura, que começou a correr aos 60 anos, foi uma iniciativa do vereador Engenheiro Martinez

Por seu apoio ao esporte e também por sua atuação como maratonista, representando Sorocaba em maratonas nacionais e internacionais, o empresário e desportista Hermes Elias de Moura, que começou a correr aos 60 anos de idade, foi homenageado com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior, o Campineiro”, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite desta quinta-feira, 5, no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem foi do vereador Engenheiro Martinez (PSDB).

Além do vereador, que presidiu a solenidade, compuseram a mesa de honra do evento as seguintes autoridades: deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa; presidente do Panathlon Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza; major Valdimir, representando o comandante do CPI-7, coronel Aleksander Toaldo Lacerda; primeiro-tenente Pontes, do Comando de Policiamento Rodoviário de Sorocaba e Região; delegado André Moron, do 4º Distrito Policial; grão-mestre do Grande Oriente do Brasil do Estado de São Paulo, Gerson Madaleno; presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Laelso Rodrigues; Eduardo Ferreira Teles, da Loja Maçônica Luz e Trevas, representando o grão-mestre soberano do Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio; Weldon Carlos da Costa, do Deinter-7; e Cida Teixeira.

“Hermes Elias de Moura é um grande incentivador do esporte, divulgando, praticando e promovendo corridas em Sorocaba, além de levar o nome da cidade em maratonas no Brasil e no exterior. É, sem dúvida, um exemplo de que nunca é tarde para se praticar esporte, como um grande aliado da saúde física e mental e, consequentemente, da qualidade de vida”, afirmou José Francisco Martinez, que é autor da Lei 8.175, 31 de maio de 2007, que criou o Programa Bolsa-Atleta em Sorocaba, que visa incentivar a prática de esporte como forma de inclusão social.

A deputada Maria Lúcia Amary destacou o papel do homenageado na geração de empregos na cidade e ressaltou sua capacidade de congregar pessoas, além de ser um exemplo de desportista. Representando o esporte, Pedro Pereira de Souza disse que o comendador Hermes de Moura é um exemplo de vitalidade, saúde e qualidade vida, destacando a importância do esporte e da atividade física para a saúde. Ary Brandão, da Loja Fraternidade Acaciana, também enalteceu a trajetória do homenageado em nome de toda a maçonaria.

“Minha vida sempre foi uma maratona. Já nasci sendo um maratonista, numa família de 22 irmãos, do mesmo pai e da mesma mãe. Trabalhei de servente de pedreiro, dormi em pedra de granito. Mas sempre quis ser um profissional na vida e tive como lema trabalho, pontualidade e honestidade”, afirmou Hermes Elias de Moura em seu discurso de agradecimento. “Para ser um maratonista é preciso ter perseverança, garra, como na vida, pois a vida é um desafio”, enfatizou, defendendo a importância da família, do trabalho conjunto e ressaltando seu apego por Sorocaba, cidade que escolheu para viver.

O homenageado – Agraciado com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior, o Campineiro”, o empresário e desportista Hermes Elias de Moura é pernambucano de Cupira, onde nasceu em 25 de setembro de 1947, numa família de 22 irmãos. Veio para São Paulo com 13 anos, de pau-de-arara, indo trabalhar na construção civil como servente de pedreiro. Na década de 70, depois de fazer cursos técnicos, iniciou sua carreira como empreendedor. É casado, pai de três filhos e avô de sete netos.

Membro da maçonaria e voluntário de diversos trabalhos sociais em Sorocaba, entre os quais o apoio ao esporte, Hermes Elias de Moura foi presidente e fundador de agremiações esportivas e, a partir dos 60 anos de idade, passou a se dedicar ao esporte como maratonista. Concluiu as seis principais corridas do mundo, nas cidades de Chicago, Boston, Nova York, Tóquio, Berlim e Londres, além de correr no Deserto do Saara, Palestina e China e participar de dezenas de meias maratonas em todo o Brasil.

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, empresários e representantes de diversas entidades. A cantora Teresa Baddini, acompanhada pelos músicos Nenê Barbosa (violão) e Amaral (bateria) interpretou clássicos da MPB, como Águas de Março, de Tom Jobim. Também foram mostradas imagens das maratonas de Hermes Elias de Moura participou pelo mundo. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser vista na íntegra no portal da Câmara Municipal de Sorocaba na Internet e através de suas redes sociais.