25/03/2020 11h00
atualizado em: 25/03/2020 11h18

Em entrevista à Rádio Câmara, Dr. Fábio Bozelli afirma que medida é fundamental para conter a propagação do coronavírus

O médico pediatra Fábio Bozelli, em entrevista à Rádio Câmara na manhã desta quarta-feira, 25, reforçou a importância do isolamento domiciliar de crianças e adolescentes como forma de conter a propagação do coronavírus. Segundo ele, a doença não está apresentando complicações em pessoas entre 0 e 18 anos, mas eles podem ser vetores de transmissão do coronavírus.

“Felizmente, não estamos observando mortalidade nessa faixa etária, até mesmo aqui no Brasil. No entanto, eles são portadores assintomáticos, ou seja, têm o vírus, são capazes de transmitir, mas não ficam doentes”, explicou Bozelli, acrescentando que o número oficial de contaminados certamente está abaixo da realidade, pois não é possível fazer exames em todas as crianças e adolescentes.

O pediatra detalhou que o comportamento próprio dos mais novos aumenta o risco de contaminação e coloca em risco os idosos. “Crianças espirram sem proteger a face, colocam as mãos em tudo, são transmissores potencial e por isso pedimos que não fiquem perto de seus avós, para que não transmitam o vírus a pessoas de maior idade”.

Cuidados com a saúde das crianças – Fábio Bozelli afirmou que não existe nenhum estudo que mostre eficácia de vitaminas na prevenção do coronavírus, e por isso reforça a recomendação de não utilizar nenhum medicamento sem prescrição médica. “Suplementações indicadas por pediatras podem ajudar no sistema imunológico, mas isso é individual à necessidade de cada criança. Não existe nenhum estudo que mostrou eficácia de alguma vitamina específica para o coronavírus. Hidratação, sono e combate ao estresse são as grandes armas para o coronavírus. Vamos cuidar da alimentação e da hidratação das crianças, esse é o melhor alimento para o sistema imunológico”.

O pediatra ressaltou também que o calendário de vacinação continua normalmente. “Não devemos abandonar todos os cuidados necessários. Todas as unidades estão preparadas para as atitudes preventivas, de controle da doença, para evitar a disseminação. Então a gente reforça as medidas preventivas, mas não podemos esquecer das outras doenças”.

A entrevista com o Dr. Fábio Bozelli foi transmitida ao vivo pela Rádio e TV Câmara e poderá ser vista na íntegra no portal da Casa e por meio de suas redes sociais.