30/03/2020 20h18

Sérgio Pires destacou que houve um entendimento para que seja mantido o transporte público na cidade com os horários de domingo

Com o objetivo de explicar as ações da Urbes Trânsito e Transportes durante o período de combate à epidemia de coronavírus, o diretor-presidente da empresa, Sérgio Pires, concedeu entrevista à TV Câmara (transmitida também pela Rádio Câmara), no domingo, 29, em que falou das ações tomadas no transporte público, no sentido de preservar o serviço com a devida segurança sanitária. Segundo ele, foi instaurado um comitê interno, com o apoio de todas as diretorias da Urbes, que selecionou os grupos de risco entre os trabalhadores, e buscou implementar as medidas de higiene, como uso de álcool gel, entre outras ações.

Sérgio Pires explicou que as multas de trânsito e outras pendências dos usuários com a Urbes foram prorrogados até o dia 7 de abril ou enquanto perdurar a pandemia. Segundo ele, o próprio Contran (Conselho Nacional de Trânsito) também editou uma portaria recomendando essa prorrogação. Pires também explicou que o atendimento presencial na Urbes está suspenso, mas o Telefone 118 e a página da Urbes na Internet estão funcionando normalmente, oferecendo as informações necessárias para a população.

O presidente da Urbes também discorreu sobre a paralisação dos ônibus, que ocorreu no dia 23 de março, por volta das 11 horas, motivando uma liminar da TRT da 15ª Região, no dia seguinte, determinando que 60% da frota deveria circular nos horários de pico e 40% no restante do dia. Sérgio Pires contou que se chegou a um entendimento com as empresas e o Sindicato dos Rodoviários para que seja mantido o transporte público para serviços essenciais, como os ramos de saúde e alimentação, com 40% da frota circulando, o que motivou a retirada a ação na Justiça do Trabalho. “O objetivo não é incentivar ninguém a sair de casa, mas manter os serviços essenciais funcionando com a tabela de horários de domingo”, afirmou.

O diretor-presidente da Urbes ressaltou que as medidas de higiene dentro dos ônibus e nos terminais de passageiros foram intensificadas com muito rigor para garantir a segurança dos funcionários e usuários do transporte público. Também observou que, entre outras medidas, a Zona Azul foi suspensa temporariamente para facilitar o trabalho de profissionais de saúde e outros trabalhadores de serviços essenciais e destacou que as obras do BRT continuam sendo tocadas com todos os cuidados com as normas sanitárias.

A entrevista do diretor-presidente da Urbes poderá ser vista na íntegra no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e nas redes sociais.