02/06/2020 16h35

As vereadoras Iara Bernardi (PT), Fernanda Garcia (PSOL), e o vereador Francisco França (PT) protocolaram, nesta terça-feira (02), ofício endereçado à Comissão Especial de Acompanhamento das Ações sobre o COVID-19, requerendo a convocação do Secretário de Saúde, Dr. Ademir Watanabe, para que ele preste informações sobre a situação da saúde no município.

Dentre os questionamentos, os vereadores querem saber como se encontra a real estrutura da saúde na cidade, para o atendimento ao COVID-19; e se em caso de estresse do sistema de Saúde, há um plano de contingência e, se sim, que esse plano seja apresentado.

Os parlamentares também querem saber do secretário qual a fundamentação técnica apresentada pela Secretaria da Saúde para a publicação dos decretos 25.768/2020 (reabertura de comércio, shoppings e serviços) e 25.767/2020 (reabertura de igrejas e templos religiosos) e da portaria 22.951/2020 (comparecimento de servidores públicos a seus locais de trabalho).

Os vereadores afirmam que a solicitação das informações parte de pedido do Fórum em Defesa da Vida, instituído em Sorocaba. "Os casos positivos de COVID-19 continuam em ascensão em Sorocaba, bem como os casos de óbitos; a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública passa de 75%; e a taxa de distanciamento voluntário no município está abaixo de 45%", dizem os vereadores.

"Os decretos citados e a portaria não contam com fundamentação técnica apresentada pela Secretaria da Saúde. Urge saber se eles receberam algum amparo técnico ou não", justificam os parlamentares.

(Assessora de Imprensa – Vereadora Iara Bernardi/PT)