24/06/2020 12h27

Fernando Dini (MDB) explica que a medida teria caráter temporário, valendo apenas durante a pandemia

O vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara Municipal, por meio de ofício encaminhado ao Executivo, defende que os condutores de vans escolares, enquanto perdurar o combate à pandemia de coronavírus, sejam autorizados a atuar temporariamente no transporte público de passageiros de Sorocaba.

“Essa medida que estamos sugerindo, além de contribuir para minimizar a grave crise financeira vivida pelos condutores de vans escolares, possibilitando a eles uma renda alternativa, também contribui para reduzir os transtornos no transporte público, quando ocorre uma paralisação repentina, por exemplo”, argumenta Dini, ressaltando que, com a ajuda das vans escolares, seria possível evitar aglomerações no transporte, contribuindo com o combate ao coronavírus.

Serviço essencial – Para Fernando Dini, a medida é fundamental sobretudo para os profissionais da área da saúde, que lutam contra a Covid-19 e são os mais prejudicados quando há paralisação no transporte público. “É importante ressaltar que, ao contrário de outros profissionais, que conseguem trabalhar em casa, o trabalhador da saúde realiza uma atividade que tem de ser presencial e exige transporte público para uma grande parcela que não dispõe de veículo próprio”, afirma.

Dini enfatiza que “seria de extrema importância as vans escolares poderem prestar serviços durante a pandemia que assola a cidade, cobrando o valor normal da tarifa e seguindo o itinerário estabelecido pela Urbes”. O parlamentar reitera que a medida seria provisória e, assim que a situação se normalizar, os condutores voltam ao transporte escolar.

O presidente da Câmara Municipal ressalta, ainda, que, além da medida sugerida ao Executivo, vem atuando para restabelecer a normalidade na operação do transporte público em Sorocaba, buscando fomentar o diálogo com todas as partes: Prefeitura, empresas e sindicato da categoria.