24/06/2020 14h33

Os trabalhos da CPI da Saúde, que haviam sido interrompidos diante da pandemia do coronavírus, serão retomados a partir do dia 6 de julho, uma segunda-feira. É o que foi deliberado em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 24, entre o presidente da CPI, vereador Hudson Pessini (MDB), a relatora Iara Bernardi (PT) e o membro Renan Santos (PDT). No dia do retorno dos trabalhos, a comissão realizará uma oitiva com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Sanches.

“Todas as circunstâncias envolvendo a Covid-19 fizeram com que interrompêssemos as atividades da CPI e estávamos aguardando que esse momento passasse o quanto antes para concluir nosso trabalho. Isso não aconteceu, mas não podemos ficar com a CPI parada”, afirmou Hudson Pessini. “Deliberamos o retorno das atividades e continuaremos trabalhando durante o recesso”, explicou o vereador, referindo-se ao período entre os dias 15 de julho e 1º de agosto, quando não são realizadas sessões ordinárias.

O presidente da CPI ressalta que não houve prejuízos ao trabalho do grupo durante o período de inatividade, acrescentando que durante o recesso será elaborado o relatório final da comissão, que deverá ser apresentado na primeira sessão ordinária do mês de agosto.

A comissão investiga possíveis irregularidades envolvendo a crise orçamentária da saúde municipal e sua instalação foi motivada pelo fim dos recursos orçamentários em 3 de agosto do ano passado. A comissão analisou contratos com empresas envolvidas na gestão de sistemas e unidades de saúde; e realizou oitivas com gestores públicos, representantes de terceirizadas e servidores públicos.

Presidida pelo vereador Hudson Pessini (MDB) e tendo como relatora a vereadora Iara Bernardi (PT), a CPI da Saúde é composta também pelos seguintes membros: Anselmo Neto (Podemos), Francisco França (PT), Hélio Brasileiro (PSDB), Irineu Toledo (PRB), Rodrigo Manga (PRB), Renan Santos (PDT) e Fernanda Garcia (PSOL).