09/07/2020 09h50
Facebook

Em mais um balanço semanal, o presidente Fernando Dini (MDB) prestou contas das ações do Legislativo nos últimos dias. Durante entrevista à TV Câmara – transmitida também pela Rádio Câmara e mídias sociais da Casa, o presidente comentou, entre outros temas, a sabatina do secretário da Saúde e a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Sobre a rede de saúde municipal, o presidente cobrou eficácia na luta contra a Covid-19, mas também a volta dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das cirurgias eletivas nos hospitais conveniados. “Entendemos que existe realmente uma falha de gestão. Sabemos que o empenho é grande e as dificuldades ainda maiores, mas precisamos trabalhar com planejamento inteligente para alocar com eficácia os recursos. Parece que a prefeitura enxerga hoje apenas a Covid. Precisamos dar mais atenção às pessoas que não estão encontrando remédios nos postos de saúde e tratamento continuado”, ressaltou. 

Dini anunciou que, logo após sua entrevista, seria realizada uma nova reunião promovida pela Comissão Especial da Covid-19, desta vez com os gestores dos hospitais conveniados à Prefeitura. “Sabemos que o pico da doença é esperado para as próximas três semanas. Queremos saber como esses hospitais estão se preparando para o pior, que ainda está por vir”, afirmou, lembrando que especialistas alertam que o interior possui um atraso na evolução da doença em relação a capital paulista. 

Economia - O presidente comentou a aprovação da LDO em segunda discussão na última quarta-feira e também a necessidade de planejamento, por parte do Executivo, para lidar com a crise econômica gerada pela pandemia. Nesta semana, o presidente recebeu o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Fernando Oliveira. 

“Queremos saber como a prefeitura está se preparando para reaquecer a economia e enfrentar o desemprego, que é muito alto nesse momento”, disse. Dini lembrou ainda que existem 123 vagas de ambulantes cadastrados na cidade, o que não será suficiente. “Pedimos que, pelo menos dobrem essas vagas, para que as pessoas desempregadas possam se ocupar na informalidade, legalmente, para sobreviver”, afirmou.

Sobre a aprovação da LDO, que prevê um orçamento de R$3 bilhões para 2021, lembrou que os parlamentares discutiram amplamente o projeto que, como foi informado pela própria Secretaria da Fazenda, não retrata as reais expectativas orçamentárias para o próximo ano. Dini ressaltou que é preciso trabalhar arduamente nos próximos meses, uma vez que a crise trará reflexos nos anos de mandato do próximo prefeito. “A arrecadação caiu e muito e a previsão é que possamos, ainda, superar as expectativas de queda. Então precisamos trabalhar com sabedoria e gestão de qualidade, sem descuidar das próximas ações. Nossa preocupação não é só com o ‘hoje’”, disse. 

O presidente reforçou, ainda, que as contas do Legislativo estão todas em dia e que foram realizadas diversas contenções, o que possibilitou o repasse de milhões em recursos para a Prefeitura. 

Mobilidade - Nos últimos dias, o presidente também se reuniu com o novo diretor-presidente da Urbes, Gilmar Tadeu Alves. Dini falou sobre a necessidade de ampliação da mobilidade urbana. “Enquanto o BRT não está disponível para a comunidade, estamos cobrando a ampliação das linhas de ônibus nos horários de pico, pois sabemos que a maior contaminação ocorre no transporte público, lembrando que grande parte das pessoas que utilizam os ônibus estão na linha de frente do combate à Covid”, disse. O presidente também sugeriu ao diretor da Urbes a implantação de barreiras sanitárias nos terminais, além de orientação para os usuários do transporte público. 

Por fim, o presidente do Legislativo cobrou uma maior parceria do Executivo, reforçando que é importante priorizar e preservar a harmonia dos poderes,que são independentes, mas devem trabalhar juntos pelo bem comum. “Infelizmente a prefeita não está abrindo o diálogo com o Legislativo, está governando a cidade isoladamente”, afirmou. “A comunicação está falha, não por conta desse presidente. Temos procurado a prefeita por diversas vezes e não estamos encontrando reciprocidade. Infelizmente quem perde é essa população. Temos muito a oferecer, essa Casa é a caixa de ressonância da cidade de Sorocaba. Sabemos aqui quais são as dificuldades de cada bairro, de cada reunião”, finalizou. 

O balanço semanal do presidente Fernando Dini pode ser revisto no portal da Câmara e nas mídias sociais do Legislativo.