22/07/2020 08h56

O presidente da Câmara enfatiza que há um déficit de pelos menos seis unidades no município

Sorocaba apresenta um déficit de, pelo menos, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender adequadamente a população de todas as suas regiões. A constatação é do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara Municipal, ao comparar o total de 32 Unidades Básicas de Saúde existentes no município com a população oficial de Sorocaba, estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 679.378 habitantes.

“Com base nesse contingente populacional e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, Sorocaba precisa de, pelo menos, mais seis Unidades Básicas de Saúde, com a Estratégia de Saúde da Família integrada, para prestar um atendimento adequado à população”, afirma Dini, ressaltando que o atendimento básico de saúde não pode ser negligenciado em face do combate à pandemia de coronavírus. “Pelo contrário, precisa ser ainda mais reforçado”, enfatiza.

Em requerimento aprovado na Câmara Municipal, Fernando Dini solicita informações ao Executivo sobre a possibilidade de implantação de novas Unidades Básicas de Saúde. O parlamentar explica que, de acordo com a Portaria nº 2.488/2011 do Ministério da Saúde (que trata da Política Nacional de Atenção Básica), para garantir um atendimento de saúde adequado é necessário contar com uma UBS com Saúde da Família para cada 18 mil habitantes ou uma UBS sem Saúde da Família para cada 12 mil habitantes.

“Queremos saber do Executivo se existem estudos e um cronograma efetivo para a implantação de novas Unidades Básicas de Saúde em Sorocaba, de preferência com a Estratégia de Saúde da Família integrada, porque, dessa forma, elas se tornam mais eficazes no atendimento à população”, enfatiza. Dini solicita informações detalhadas sobre custos, localização, capacidade de atendimento e outros critérios técnicos relativos à implantação de cada unidade. Caso a resposta seja negativa, quer saber quais as razões.