23/07/2020 15h53

Participaram do encontro os vereadores Anselmo Neto e Hudson Pessini, além do deputado estadual Rodrigo Gambale.

A Comissão Especial de Acompanhamento da Covid-19, presidida pelo vereador Anselmo Neto (Podemos) e tendo como relator o vereador Hudson Pessini (MDB), reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 23, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, com representantes das academias da cidade. O encontro contou com a presença do deputado estadual Rodrigo Gambale, do PSL, que, já havia participado de duas outras reuniões da comissão com o setor.

A nova reunião foi motivada pela inclusão, por parte do Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado, das academias na Fase Amarela, do Plano São Paulo. Os representantes da Associação dos Profissionais de Educação Física de Sorocaba (APEFIS) defendem que, caso a cidade, hoje na Fase Laranja, seja elevada para a próxima fase, as academias tenham horário de atendimento ampliado para não haver aglomeração de alunos.

Os representantes da entidade também demonstraram preocupação com a impossibilidade de atender todos os seus clientes, caso o horário não seja ampliado. Garantiram, ainda, que as academias estão seguindo todos os protocolos de combate à pandemia e enfatizaram que os próprios clientes serão fiscais desse atendimento, uma vez que não irão querer se expor ao risco de contágio num estabelecimento que não siga as novas regras.

“Provavelmente na próxima segunda-feira, dia 27, Sorocaba esteja na Fase Amarela e assim as academias poderão retornar, porque elas estavam incluídas na Fase Verde, mas foram antecipadas para a Amarela. Então, os proprietários de academias e professores de educação física nos entregaram os protocolos de saúde e higienização que deverão nortear essa retomada gradual”, explica Anselmo Neto.

A Comissão Especial irá protocolar na Prefeitura a proposta elaborada pela APEFIS para a retomada segura das atividades nas academias. “São profissionais preocupados com seus clientes e com a saúde das pessoas. Porque academia não é só estética, é saúde. Tudo será feito para que a população tenha segurança na hora de praticar suas atividades”, ressalta Hudson Pessini.

O deputado Rodrigo Gambale destacou que a flexibilização das academias, passando da Fase Verde para a Fase Amarela, é fruto do trabalho e união dos representantes do setor. “É importante que todos adotem protocolos seguros e divulguem”, opinou o deputado. “As duas últimas gerações nunca viram nada como isso, ninguém sabe o que vai acontecer. Tudo é muito novo. Vocês precisam mostrar que têm segurança, esse é o caminho”, completou.