24/07/2020 16h41
atualizado em: 24/07/2020 16h41

Na tarde desta sexta-feira (24), a Dra. Daniely Toassa, presidente da Associação de Líderes Empresariais de Sorocaba e Região, participou do programa Câmara Convida, transmitido ao vivo pela Rádio e TV Câmara Sorocaba. A convidada falou sobre a criação e a atuação da entidade, que reúne gestores para desenvolver o conceito de ética tanto nas empresas como na sociedade em geral.

De acordo com Daniely, a associação é fruto de uma iniciativa internacional de ex-alunos da Brigham Young University (BYU), renomada universidade americana que atua na defesa da ética no meio acadêmico. Há 40 anos, o grupo criou a BYU Management Society (BYU-MS), uma  associação de gerentes, executivos, empresários e lideres em geral que influenciam a comunidade onde atuam, para disseminar a ética e a prática de boas condutas. Hoje, a entidade tem cerca de 110 unidades espalhadas pelo mundo, sendo uma delas a de Sorocaba.

A convidada destacou a responsabilidade que gestores possuem por administrar processos e pessoas, principalmente na área pública, e da necessidade de uma atuação ética, ainda mais em uma situação de pandemia como a que o mundo atravessa. “É preciso ter valores muito bem estruturados para tomar as decisões baseadas em valores corretos”, destacou Daniely, lembrando que o momento atual abre espaço para o desenvolvimento de iniciativas boas e ruins, como nos casos de desvios de verbas direcionadas ao combate do novo coronavírus.

Também sobre o momento da pandemia, Daniely informou que a associação em Sorocaba tem atuado com os outros “capítulos”, como são chamadas as unidades da BYU Management Society, para criar uma campanha para estimular a generosidade entre empresas. “Alguns negócios se fortaleceram acima da média, como na área da saúde e no setor alimentício, e podem auxiliar os que estão sofrendo, como turismo e hotelaria”, contou.

Ela exemplificou como iniciativa de colaboração entre empresas a possibilidade de hospitais firmarem parcerias com hotéis para hospedar funcionários com maior risco de disseminação do vírus. “Estamos vivendo grandes revoluções da humanidade e essa fase de transformação é uma oportunidade de aprendermos sobre convívio em comunidade, não adianta meu negocio ir bem se o resto da cadeia não está funcionando”, explicou.

A convidada ainda falou de uma mudança na sociedade capitalista após a pandemia, que deverá ser mais humana, com valores do “coração”. “Nós já estamos vendo essa transformação, com muitas empresas essencialmente capitalistas, com objetivos de lucros, fazendo grandes doações ao poder público e outras instituições”, contou. Segundo Daniely, as empresas que não tem esse pensamento, já estão sendo deixadas de lado pela sociedade, visto que as novas gerações estão preocupadas com a consciência comunitária. “Tem que estar bom para tudo e para todos ao redor”, resumiu.

Ações locais – Em Sorocaba, a associação foi criada em 2017 e basicamente desenvolve atividades de disseminação de conhecimentos por parte de executivos em eventos abertos a população. Também são realizadas parcerias com outras associações para proporcionar oportunidades de relacionamento, extensão de negócios e valorização das boas práticas. “Recentemente fizemos um drive-thru, com empresas do grupo, para arrecadação de alimentos para uma entidade assistencial. São várias pequenas ações que fazemos, e a BYU tem responsabilidade de levar o valor da ética onde estiver presente”, explicou Daniely.

A convidada lembrou que em 2019 a BYU no Brasil realizou um grande evento em São Paulo, com a participação de representantes do legislativo, executivo, empresários e juristas de vários locais do país, ao lado de professores e pesquisadores dos Estados Unidos, para apresentar resultados e orientações de trabalhos sobre ética. “São coisa que vão acontecendo para que possa disseminar conceito das boas praticas das atitudes corretas entre os associados e dando oportunidade para servir e oferecer conhecimento”, contou.

Segundo Daniely, o foco da BYU-MS não é treinar executivos e empresários, mas ajudar toda a comunidade. Ela explica que para se filiar à entidade, basta solicitar a inscrição. As informações sobre a unidade da associação em Sorocaba estão disponíveis no site internacional da entidade, pelo endereço "byums.byu.edu". Para quem quiser, o contato também pode ser feito pelo Facebook, no endereço “byuymssorocaba”, ou pelo Instagram, no “@byumsbrasil”, enquanto o telefone em Sorocaba é o (15) 99730-1231. A entrevista completa está disponível no canal da Câmara Sorocaba no Youtube.