04/08/2020 10h37
atualizado em: 04/08/2020 17h48

A mostra traz imagens de monumentos históricos e documentos antigos e destaca o papel do Legislativo na formação da cidade

Fernando Dini abre a mostra, ao lado do vereador Anselmo Neto Intitulada “A Força do Legislativo”, em celebração aos 366 anos de Sorocaba, a Câmara Municipal abriu na manhã desta terça-feira, 4, antes da sessão ordinária, com apresentações de dança do Centro de Tradições Gaúchas Fronteira Aberta, uma exposição sobre a história do município, desde a fundação do povoado, em 1654, até sua elevação à categoria de vila – fato que só se efetivou com a instalação da Câmara, em 3 de março de 1661. A mostra ficará em cartaz até 21 de agosto, no horário das 14 às 17 horas em dias de sessão (terças e quintas-feiras) e das 10 às 14 horas nos demais dias úteis, com limite máximo de 24 pessoas simultaneamente dentro do prédio do Legislativo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), fez a abertura da mostra, explicando que a celebração está sendo feita com o menor número de pessoas possíveis para evitar aglomeração, destacando, ainda, que, com as mesmas medidas de segurança, começam a ser realizadas sessões presenciais. “Essa exposição da Escola do Legislativo, juntamente com a ex-vereadora Cíntia de Almeida, procura mostrar a força do Legislativo sorocabano, que sempre marcou presença no desenvolvimento da cidade ao longo de seus 366 anos de vida”, afirmou o presidente da Casa.

Exibição de dança do Centro de Tradições Gaúchas Fronteira AbertaResgate da história – O  vereador Fernando Dini afirmou, ainda, que o objetivo é reunir peças e documentos da história de Sorocaba, espalhados pelo Estado e pelo país, para organizar um museu, inclusive com uma versão itinerante, que possa ser levada para escolas, bibliotecas e outros espaços. O vereador Anselmo Neto (PSDB) também participou do lançamento da exposição e parabenizou o presidente da Casa pela preocupação em valorizar e preservar a memória da cidade, inclusive de sua Câmara Municipal. O parlamentar também parabenizou o Centro de Tradições Gaúchas pela apresentação de dança na abertura da exposição. “É um refrigério para a alma chegar aqui, logo pela manhã, e ser recepcionado por uma apresentação como essa, que traz um pouco de beleza para nossa alma nesse momento difícil”, disse Neto.

Ex-vereador Américo de Carvalho Filho: ressaltando o papel da atual legislaturaO ex-vereador Américo de Carvalho Filho, que exerceu três mandatos na Casa, de 1977 a 1992, também esteve presente à solenidade. O ex-parlamentar, que também usou a tribuna durante a sessão ordinária, parabenizou Fernando Dini pelo trabalho que vem realizando à frente do Legislativo sorocabano e disse que a atual legislatura muito dignifica a Casa. “Sorocaba necessita do trabalho desta Câmara Municipal”, enfatizou.

Detalhes da mostra – A mostra contextualiza as Câmaras Municipais no ordenamento jurídico da Coroa Portuguesa, cuja inspiração remonta à Antiga Roma, e fala do esforço de Baltazar Fernandes (1580-1667) para transformar em vila o povoado que fundara às margens do Rio Sorocaba em 1654 – o que ocorreu em 3 de março de 1661, quando conseguiu, junto ao governo central, transferir da decadente Vila de São Felipe para o novo povoado o Pelourinho (haste de madeira ou pedra que simbolizava o poder real). A transferência do Pelourinho significou a instalação da Câmara e a criação da Vila de Nossa Senhora da Ponte do Rio Sorocaba.

A mostra foi realizada pela Escola do Legislativo de SorocabaNo mesmo dia da instalação da Câmara de Sorocaba, foram nomeados seus primeiros membros: dois juízes (Baltazar Fernandes e seu genro André de Zunega), dois vereadores (Claudio Furquim e Pascoal Leite Paes), um procurador (Domingos Garcia) e o escrivão Francisco Sanches. Como o cargo de escrivão não era eletivo, Sanches é considerado o primeiro funcionário público de Sorocaba. De 1662 a 1829, seguindo as Ordenações do Reino, as Câmaras foram eleitas.As Câmaras Municipais, além da administração da vila, exerciam a autoridade policial e judiciária e se relacionavam com o clero e poder central.

A exposição conta, ainda, com uma escultura de São Jorge, patrono dos vereadores, feita no século 17; o primeiro lampião a óleo de baleia; o primeiro paralelepípedo instalado no Centro; e o “livro de compras”, de 1818, que mostra fatos políticos e administrativos de Sorocaba, entre outros documentos, fotos e obras de arte. Paralelamente à mostra, será realizado de 4 a 15 de agosto um ciclo virtual de palestras e debates com historiadores e parlamentares sobre a história da Câmara Municipal, que terá transmissão dos meios de comunicação do Legislativo – rádio, TV e mídias sociais.

A Escola do Legislativo tem como diretor geral Anderson Santos, diretor executivo Jailson Batista e diretora acadêmica Jakeline Damião. A mostra foi realizada com a colaboração da ex-vereadora Cíntia de Almeida.