06/08/2020 11h02
atualizado em: 06/08/2020 11h24

Em entrevista à Rádio Câmara, o vereador destacou que muitas famílias necessitam do cartão e também falou sobre transporte especial

A Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos), criou Comissão Especial de Investigação para apurar possíveis irregularidades no contrato de distribuição do Cartão Merenda Social. “O benefício de 56 reais ainda não chegou para muitas famílias dos alunos e a falta de informações precisas por parte da secretaria responsável pela entrega dos cartões nos motivou a criar essa comissão”, afirmou Fausto Peres em entrevista ao Jornal da Câmara, na manhã desta quinta-feira, 6, antes da sessão ordinária.

A comissão foi criada por meio de requerimento apresentado por Fausto Peres e contou com 12 assinaturas de vereadores, que também irão integrá-la. O vereador Silvano Júnior (PV) será o relator da comissão, que deve se reunir em breve para definir suas ações iniciais.

No requerimento que cria a comissão, Fausto Peres observa que o Cartão Merenda Social começou a ser entregue em 17 de junho em algumas unidades escolares, sendo que a primeira recarga do cartão magnético, no valor de R$ 56, seria realizada no dia 19 de junho e as duas recargas restantes, no valor total de R$ 112, seriam feitas no dia 29 de junho, totalizando um benefício de R$168.

Benefício emergencial – O vereador observa que a Secretaria Municipal de Educação solicitou, em 18 de junho último, que as escolas municipais interrompessem a distribuição dos cartões magnéticos do vale-alimentação por problemas na listagem de alunos aptos a receber o benefício emergencial. “Queremos saber o que realmente ocorreu, por isso, propusemos a criação da comissão”, enfatiza Fausto Peres, observando que a abertura de uma comissão de investigação, em vez de CPI, é para haver mais celeridade na apuração.

“Desde que a pandemia começou as aulas foram suspensas e os alunos ficaram sem a merenda. Foi criado o Cartão Merenda Social, mas o tempo está passando e, até agora, muitas pessoas que estão contando com esse cartão não o receberam”, enfatiza Fausto Peres, observando que, em que pese o valor ser baixo, o cartão vai ajudar muitas famílias.

Transporte especial – Fausto Peres, que também preside a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade da Casa, formada pelos vereadores Pastor Apolo (PSB) e Rodrigo Manga (DEM), também falou sobre o transporte especial no município e, entre outras questões, defendeu sua proposta de implantar o transporte especial via aplicativo, como complemento do atual transporte especial feito por micro-ônibus.

O vereador explica que sua proposta não tem como objetivo substituir o transporte por micro-ônibus, mas complementá-lo. “Como o micro-ônibus precisa fazer uma rota para atender mais de uma pessoa, às vezes um cadeirante fica mais de duas horas dentro do veículo. Se houvesse o complemento do transporte por aplicativo, ele poderia pegar um carro adaptado para ir ao médico e pegar outro para voltar”, exemplifica, acrescentando que, em São José dos Campos, esse sistema já funciona e representou uma redução de 35% no custo do serviço.