11/08/2020 11h50

O advogado Marcio Leme ressaltou que a advocacia defende ferrenhamente a democracia e as instituições democráticas, como o parlamento

Márcio Leme, presidente da OAB Sorocaba: defesa da democracia na tribunaO Dia do Advogado, celebrado anualmente em 11 de agosto, foi lembrado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta terça-feira, 11, quando o presidente da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Márcio Leme, visitou a Casa. O presidente da OAB Sorocaba fez uso da tribuna durante a sessão e, já na abertura de seu pronunciamento, disse que, a despeito da importância da data, é difícil qualquer comemoração nesse tempo de pandemia, em que já morreram mais de 100 mil pessoas, inclusive sorocabanos.

“De qualquer modo, é importante falarmos da advocacia e saudarmos os advogados e advogadas da nossa cidade. O papel do advogado, a rigor, é representar as dores das pessoas nos processos judiciais, quando estão em risco a liberdade e o patrimônio do cidadão. Muitas vezes, a pessoa coloca na mão do advogado o seu destino”, enfatizou Márcio Leme.

“É importante destacar, também, neste Dia da Advocacia, que uma das missões do advogado é defender a Constituição e as instituições democráticas, a exemplo desse parlamento municipal. A advocacia defende ferrenhamente a democracia porque é somente na democracia que temos as instituições respeitadas, que admitimos a crítica, que temos um sistema jurídico estável e reconhecemos que o povo é a maior autoridade”, argumentou.

A celebração do Dia do Advogado remete à criação dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, nas cidades de São Paulo e Olinda, por meio de uma lei sancionada por Dom Pedro I no dia 11 de agosto de 1827. Alguns parlamentares fizeram uso da palavra para parabenizar os advogados pela data e para referendar as palavras do presidente da OAB Sorocaba, que também foi homenageado durante a sessão com votos de congratulações.