19/10/2020 10h55

Em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o programa Câmara Saúde, da Rádio Câmara, entrevistou, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira, 19, a presidente da Liga Sorocaba de Combate ao Câncer, Maísa de Souza. Entre outros temas, a entrevistada ressaltou a importância de as mulheres manterem os exames de rotina, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.

Maísa reforçou que chance de cura no câncer de mama chega a 90% dos casos, quando diagnosticados e tratados precocemente. “Se você não cuidar, deixar ele avançar, tudo se torna mais difícil”, frisou. A presidente da Liga fez um apelo para que as mulheres não deixem de fazer seus exames por medo. “Agora estamos em uma fase melhor, os hospitais não estão mais tão cheios e é importantíssimo que a mulher faça a mamografia. Não deixe de procurar o seu médico e, quem está em tratamento, é muito importante que não pare”, afirmou.

Segundo a presidente, devido à pandemia, o atendimento presencial na entidade foi suspenso, mas a assistência foi mantida de forma virtual, com as psicólogas, nutricionistas e professoras de ginástica da Liga. Com a flexibilização do Plano São Paulo, alguns serviços estão sendo retomados, como o de fisioterapia. “Quem está em tratamento, normalmente, tem a imunidade baixa, então nós não podemos, de forma alguma colocá-las em risco”, ressaltou.

Além de assistência à saúde e atividades físicas, a Liga oferece diversas terapias gratuita para mulheres com câncer, incluindo aulas de artesanato e culinária e doações de perucas. Uma das novidades da entidade é a terapia para a família. “A gente sabe que o diagnóstico do câncer afeta todo mundo, então é preciso esse equilíbrio. Muitas vezes os filhos, o marido, não sabem como lidar e é importante que tenham informação de como agir dentro de casa”, afirmou.

Pink do Bem - A Liga Sorocaba de Combate ao Câncer custeou quase 2 mil exames em dois anos, mesmo sem recursos governamentais, apenas com doações e arrecadação por meio de eventos como a já tradicional corrida “Pink do Bem”, que em 2020 foi adaptada para o “modo virtual”, onde as mulheres se inscreveram, receberam seus kits, com a camiseta, e realizaram suas atividades individualmente. “Nossa corrida é isso, é solidariedade. Todo mundo que participa está ajudando alguém”, afirmou.

Também neste ano, devido à pandemia, os exames custeados pela Liga foram retomados apenas no mês de agosto. A presidente demonstrou preocupação com o acúmulo de exames, devido à suspensão no SUS. “A informação que tínhamos no começo do ano é que para o ultrassom de mama a fila era de quatro mil mulheres e para o ultrassom transvaginal mais de nove mil mulheres. Então, pensa nessa pandemia, em que tudo parou, os exames não estavam sendo realizados, como está essa fila hoje?”, lamentou.

Maísa Souza encerrou reforçando a necessidade da mulher, mesmo antes dos 40 anos, ir regulamente ao médico e realizar o autoexame, mensalmente, reforçando que o câncer de mama vem acometendo mulheres cada vez mais jovens. “Aprenda a conhecer seu corpo, a se tocar. Se você perceber qualquer coisa, corra e tome suas providências. Mesmo assim, não desista da mamografia”.