01/12/2020 17h46

Movimento global que tem frente na cidade promove a cultura da doação

Nesta terça-feira (01/12) acontece o Dia de Doar, promovido pelo Doa Sorocaba.  A data, que é lei na cidade, é parte de um movimento internacional de promoção da generosidade.

A ação surgiu seguindo as diretrizes de Baltimore (Maryland, Estados Unidos) que foi uma das cidades inspiradoras que resolveu fazer uma campanha particular, com o objetivo de ser o local mais generoso dos Estados Unidos. Esse pontapé inicial se deu em 2012 e começou a ganhar força, chegando ao Brasil em 2013 e tornando-se aos poucos um ato global de boas ações.  De acordo com uma das organizadoras da campanha local, Raquel Barbosa, Sorocaba recebeu esse desafio dos organizadores do Dia de Doar Nacional em meados de 2015, tendo a primeira campanha em 2016 e oficialmente datada em 2017, por meio da lei 11.637 do vereador Péricles Régis que institui a data.

O Doa Sorocaba é comemorado no mesmo dia em que todas as campanhas de doação do mundo, ocorrendo na terça-feira após a sequência de datas do Dia de Ação de Graças e Black Friday, que nesse ano cai em 1º de dezembro.

“A cultura de doação é algo existente no nosso país, somos um povo solidário, mas elas se mostram mais solidárias em momentos de crises, desafiadores, como o que estamos passando no momento. A ideia desse movimento é por uma cultura de doação como rotina, parte do dia a dia! A doação deve ser uma dessas atitudes que aprendemos ainda jovens. Uma sociedade fica completa quando as pessoas têm esse senso comum de ajuda”, pontua Raquel.

Outro ponto importante destacado pela organização é sobre falar da doação. É importante sim que as pessoas falem o que elas fazem porque dessa forma elas não só promovem a generosidade, como também dão exemplo. “Com as redes sociais, expor isso faz com que seja um convite a mais pessoas se mobilizarem, criando uma corrente do bem que cresce dia a dia. Vamos falar disso, que a doação seja pauta das rodas de conversa, que isso seja parte do papel do cidadão”, diz.

Neste ano, o slogan da campanha diz “Doe. O que você tem vale muito” e é no sentido de que toda doação é válida, não existe doação que não valha a pena. “O importante é ingressar nesse movimento, independente da doação, e verá o poder sobre outras pessoas desse ato, e também para sua vida também”. Você pode doar amor, tempo, sangue, roupas, alimentos, dinheiro, conhecimento, posicionamento, voz, enfim, espalhar o que você pode oferecer ao mundo e à cidade.

Mas, de acordo com Péricles, propositor da lei, a legislação não faz sentido se não tiver uma ação efetiva. Por isso, pede a participação de todos, afinal, todo dia é dia de doar.  Para saber mais e fazer parte desse movimento acesse também o site https://diadedoar.org.br/ que atua como vitrine de organizações sociais da cidade, mobilizações de empresas, restaurantes, universidade e outras instituições para que façam suas campanhas. Acompanhe também nas redes sociais @doasocaba e compartilhe suas doações com #diadedoar.

(Assessoria de imprensa – vereador Péricles Régis – MDB)