25/02/2021 15h53
atualizado em: 25/02/2021 16h37

Parlamentares de Sorocaba estiveram reunidos com colega de Votorantim

A vereadora Iara Bernardi (PT) e o vereador Francisco França (PT) receberam a visita do também vereador e presidente da Câmara Municipal de Votorantim, José Cláudio Pereira, o Zelão (PT), para debater o consumo de água na região e a capacidade de recuperação das reservas de água da represa de Itupararanga.

Eles estão unindo forças para preservar a represa que, segundo eles, hoje sofre com a incapacidade de recuperar seus níveis adequados, despejo de esgoto, contaminação por produtos químicos e exploração de suas margens com plantio de eucaliptos e intensa implantação de residências.

Segundo Iara, "80% do abastecimento hídrico de Sorocaba ocorre com água da Itupararanga. O crescimento desordenado de nossa cidade e região certamente levarão à exaustão o nosso principal manancial", disse. Os vereadores França e Zelão manifestaram grande preocupação com a situação da Itupararanga, que está com um de seus menores níveis históricos de reserva de água.

Os três parlamentares estão articulando uma forma de unir forças para levar demandas ambientais e cobranças a esferas mais amplas da política, como aos Governos Estadual e Federal.

(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)