26/02/2021 09h16

Quanto à produção legislativa da Casa, foram apresentadas, neste ano, 1.407 proposituras, entre projetos de lei e solicitações de melhorias na cidade

Jonata Mena, secretário geralA Câmara Municipal de Sorocaba, pela segunda semana consecutiva, não registra novos casos de Covid-19 nem casos suspeitos. A constatação é do boletim semanal sobre os reflexos da pandemia de coronavírus na Casa, divulgado na manhã desta sexta-feira, 26, pelo secretário geral Jonata Elias Mena, que também fez um balanço dos trabalhos legislativos realizados até agora durante o ano de 2021.

“Isso mostra que o processo de fechamento da Câmara Municipal gerou resultados e os procedimentos de segurança tomados para a reabertura também tiveram sucesso”, afirma Jonata Mena. “Não temos nenhum servidor afastado com suspeita da doença. Há apenas um servidor em afastamento preventivo, sem sintomas, porque teve contato com uma pessoa contaminada”, acrescenta.

Em 2021, a Câmara de Sorocaba apresentou 13 casos confirmados da doença e esse número continua sendo o mesmo das duas últimas semanas. “Ou seja, não tivemos nenhum novo caso da doença há 15 dias, um recorde desde o início do surto”, enfatiza Mena.

Divulgação do boletim da Covid-19Dos 13 casos confirmados neste ano, um é vereador (Cristiano Passos), seis são assessores de vereadores e seis, servidores da casa. Desde março de 2020, quando a pandemia começou, a Câmara de Sorocaba já registrou 45 casos confirmados da Covid-19, dos quais dez são vereadores.

Trabalho legislativo – O secretário geral Jonata Mena também apresentou um balanço do trabalho legislativo já realizado neste ano. No total, foram apresentadas 1407 proposituras, assim distribuídas: 85 projetos de lei; 11 projetos de emenda à Lei Orgânica do Município; três projetos de resolução; um projeto de decreto legislativo; dez moções; 718 indicações; e 579 requerimentos, além de ofícios encaminhados pelos vereadores a órgãos da administração municipal.

Nesta semana, a Câmara Municipal voltou a ter expediente presencial, abrindo-se ao público externo, inclusive com audiências públicas realizadas no plenário, mas a presença do público no auditório da Casa de Leis ainda está limitada a 40%, devido ao Plano São Paulo de Combate ao covid-19.

Em virtude da diminuição dos casos de Covid-19 e da volta dos trabalhos legislativos presenciais, os boletins da Câmara de Sorocaba passarão a ser divulgados mensalmente, com a totalização dos casos da doença e, também, com a produção legislativa dos vereadores durante o ano até o seu fechamento.