15/04/2021 09h58

Em resposta a requerimento do vereador, o órgão informa que a construção de uma escola na Vila Borghesi foi incluída no Plano de Obras da secretaria

João Donizeti Silvestre (PSDB)A construção de uma escola na Vila Borghesi foi incluída no Plano de Obras da Secretaria Estadual de Educação e a Escola Estadual Dr. Gualberto Moreira foi inserida no Programa de Ensino Integral para este ano letivo de 2021. A informação é da Diretoria de Ensino de Sorocaba em resposta a requerimento do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), aprovado na Câmara Municipal, em que o parlamentar solicitou informações detalhadas sobre a situação da oferta de ensino público estadual na região do Éden e Cajuru.

“É uma boa notícia saber, oficialmente, que a construção de uma escola na Vila Borghesi foi incluída no Plano de Obras da Secretaria Estadual de Educação. Esperamos que esse projeto se torne realidade e vamos continuar cobrando sua execução, pois a educação pública é uma das maiores demandas da região do Éden e Cajuru”, afirma João Donizeti, que, em seu requerimento à Diretoria de Ensino, solicitou informações detalhadas sobre as escolas da região.

Indagada pelo vereador se existe previsão de ampliação do ensino noturno no Eden, a Diretoria de Ensino respondeu que o ensino noturno no bairro, oferecido pela Escola Estadual Prof. Elzide Celestina Tunuchi, não conta com salas ociosas para ampliação no momento, mas adianta que, “para o segundo semestre, por conta do EJA (Educação de Jovens e Adultos), a previsão poderá ser alterada”. Também foi informado ao vereador que não há déficit de professores no Éden, pois a Secretaria Estadual de Educação “conta com bo número de docentes habilitados e credenciados para suprir o atendimento das escolas estaduais regulares no bairro”.

Número de alunos – João Donizeti também havia solicitado informações sobre a quantidade de alunos matriculados nas escolas estaduais, com o objetivo de fazer um mapeamento detalhado da demanda atendida e não atendida na região. Segundo a Diretoria de Ensino, há 1.112 alunos matriculados na Escola Professora Elzide Celestina Tunuchi; 565 na Escola Prof. Francisco Coccaro; e 818 na Escola Gualberto Moreira.

A Escola Elzide Celestina atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª a 3ª séries do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, nos três períodos: matutino, vespertino e noturno. A Escola Francisco Coccaro atende do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, funcionando nos períodos matutino e vespertino. Já a Escola Gualberto Moreira atende do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio em período integral.

Período noturno – João Donizeti também quis saber qual o número de alunos em idade escolar a partir de 16 anos e quantos estão matriculados no período noturno. A Diretoria de Ensino informou que há 411 alunos nessa faixa etária matriculados na Escola Elzide Tunuchi, dos quais 148 alunos no período noturno, enquanto na Escola Francisco Coccaro, há 202 alunos nessa faixa etária matriculados no período diurno. Já na Escola Gualberto Moreira, há 230 alunos com 16 anos ou mais estudando em período integral, das 14h15 às 21h15.

A espera por matrícula nas escolas estaduais da região, segundo a Diretoria de Ensino, contabiliza oito inscrições à espera de matrícula na Escola Elzide Tunuchi e dez inscrições na Escola Francisco Coccaro, não havendo inscrições na Escola Gualberto Moreira. Quanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), há 131 alunos matriculados no Ensino Fundamental e 144 alunos no Ensino Médio, todos na Escola Elzide Celestina Tunuchi.