Facebook

O parlamentar citou como exemplo a informação sobre “tratamento precoce” da Covid-19, divulgado pela Prefeitura, objeto de requerimento de sua autoria

Péricles Régis: estratégias de prevenção contra notícias faltasO impacto negativo das notícias falsas na sociedade, em todas as esferas, desde o âmbito político até a vida privada, foi o principal tema da entrevista que o vereador Péricles Régis (MDB) concedeu ao programa Radar Cidadão, da Rádio Câmara, na manhã desta sexta-feira, 23. No programa comandado por Priscilla Radighieri e que ficará disponível no portal da Câmara Municipal e em suas redes sociais, o vereador também fez um balanço de sua atividade parlamentar.

“Uma ‘fake news’, uma notícia falsa, não é apenas aquela notícia escancaradamente mentirosa. Não é assim que funciona. A questão é mais complexa”, observa Péricles Régis. Conforme explica o vereador, uma notícia sensacionalista, com chamadas gigantes, em cores berrantes, que chamam a atenção de uma forma que não condiz com seu conteúdo, também pode ser considerada “notícia falsa”, pois se trata de uma informação que tira a pessoa da realidade.

Institucionalização – “Hoje, é muito difícil saber onde está a verdade; a ‘fake news’ tem como meta deixar a população ainda mais confusa”, afirma. Para Péricles Régis, a questão das notícias falsas é tão grave e tão complexa que até as instituições não são infensas às influências delas. “O problema se torna ainda mais grave quando a notícia falsa se institucionaliza”, afirma, citando como exemplo o caso de Sorocaba, protagonizado pela própria Prefeitura Municipal.

Péricles Régis chegou a apresentar um requerimento, já aprovado na Câmara Municipal, em que questiona o Executivo sobre notícia veiculada recentemente nas redes sociais da Prefeitura, de forma chamativa, dando conta de que “estudo preliminar aponta 99% de eficácia no tratamento precoce” da Covid-19, sem que houvesse um estudo científico, de fato, para sustentar essa afirmação, mas apenas uma enquete telefônica com 123 pessoas. 

Péricles Régis em entrevista a Priscilla Radighieri no "Radar Cidadão"“Estudo científico é algo muito mais complexo, com critérios técnicos muito bem estabelecidos. Numa enquete sem critérios técnicos, o que parece ser eficácia, pode não passar de sorte”, observa Péricles Régis, lamentando que, com a divulgação do tratamento precoce pela Prefeitura, Sorocaba chegou a ser motivo de piada, nacionalmente, em programas de humor, o que, no seu entender, pode até atrapalhar investimentos na cidade. “O meu requerimento tem como objetivo fazer com que esse tipo de erro não ocorra mais”, afirma.

Ceticismo necessário – Para Péricles Régis, um certo ceticismo inicial diante de qualquer notícia é um antídoto fundamental contra as notícias falsas. “Quando você receber uma informação pelo WhatsApp ou através de uma rede social, nunca replique de imediato. Na dúvida, pesquise, busque fontes confiáveis para saber se aquilo é verdadeiro”, alerta, enfatizando que a “nova guerra mundial” é feita, sobretudo, através da guerra de informação, com base na veiculação de notícias falsas.

Outra forma de prevenção contra as notícias falsas, recomendada por Péricles Régis, é a abertura do indivíduo para o pensamento divergente, contrário à sua própria convicção: “Para ficar num exemplo, se uma pessoa é a favor do aborto, convém que ela vá atrás também dos argumentos de quem é contra o aborto. Se ela se define como sendo de direita, convém que leia também conteúdos de esquerda e vice-versa”, recomenda, enfatizando que cada um deve buscar contra-argumentos aos seus próprios argumentos, até para reforçá-los, com mais embasamento, se for o caso.

Péricles Régis no estúdio da Rádio Câmara: entrevista ao programa "Radar Cidadão"Com base nessa visão de mundo, Péricles Régis, além de vereador, é também embaixador do movimento “Politize!”, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) que tem como missão “formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar”. O vereador adiantou que o “Politize!” – que não tem conotação partidária – oferece cursos de formação para que, entre outras coisas, as pessoas entendam como funcionam o sistema político-eleitoral e as instituições do país. “Por enquanto, devido à pandemia, os cursos serão virtuais”, observa.

Pandemia – Péricles Régis também discorreu sobre a pandemia de coronavírus e lamentou que as brigas políticas a respeito da Covid-19 tenham atrapalhado a conscientização da população sobre os cuidados básicos com a prevenção. “Mas, agora, como as pessoas estão vendo outras pessoas próximas morrerem, infelizmente, elas estão tendo mais cuidado. Raramente vejo pessoas sem máscaras, mas continua sendo necessário recomendar os cuidados básicos”, avalia.

O vereador também falou dos primeiros 100 dias de mandato e observou que, nesse período inicial, tanto no Executivo quanto no Legislativo, as ações ainda são concernentes ao exercício anterior. “Os primeiros dias de um mandato legislativo ou executivo costumam ser mornos. O prefeito ainda não está cumprindo o seu próprio plano de governo, está executando o orçamento do governo anterior. No meu caso, que fui reeleito, estou dando continuidade as fiscalizações iniciadas no governo passado”, observa, acrescentando que, quando tiverem início as discussões da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é que a nova gestão começa a valer de fato.

Ações parlamentares – Péricles Régis também relatou algumas ações de seu mandato, como as ações junto ao Sebrae para a descentralização do Espaço Empreendedor e a proposta de utilizar os jogos como proposta educativa no âmbito da educação municipal. 

O vereador enfatizou, ainda, a importância dos requerimentos que apresenta regularmente na Câmara Municipal. “O requerimento é a ferramenta mais importante de um parlamentar. É através dele que exercemos nosso papel fiscalizador. Agora mesmo, através de requerimento, estou acompanhando o novo Hospital de Campanha, questionando o Executivo sobre a informação de que ele vai, de fato, ficar como investimento na cidade, pois, do seu custo de cerca de 25 milhões de reais, somente cerca de 2 milhões são de fato investimento”, contabiliza.

No final da entrevista, Péricles Régis reiterou as precauções que se deve ter para evitar o consumo acrítico e a disseminação de notícias falsas e recomendou os sítios de checagem de fatos para averiguar a procedência e veracidade das informações recebidas, como a “Agência Lupa”, “Aos Fatos”, “Fato ou Fake” e “Comprova” – entidades criadas por grandes veículos e profissionais de comunicação.