29/04/2021 13h19

O vereador também discorreu sobre aumento de alíquotas previdências, reajuste salarial e valorização funcional do servidor

Prof. Salatiel Hergesel (PDT)A necessidade de chamar aprovados em concursos da saúde para repor carências de recursos humanos na área foi um dos temas abordados pelo vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 29, antes da sessão ordinária da Casa. A entrevista com o vereador e sindicalista foi conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar e abordou outras questões envolvendo os servidores públicos municipais.

Para Salatiel Hergesel, “como cidadão, sindicalista e vereador”, ele não poderia deixar que Sorocaba perdesse verbas federais ao não se enquadrar na reforma da Previdência aprovada no Congresso Nacional; por outro lado, considera que não é possível menosprezar o impacto no bolso do servidor do aumento da alíquota previdenciária, exigida por esse enquadramento, em nível municipal, às novas regras da Previdência aprovadas no plano federal.

Dívida patronal – O vereador explicou que, nos primeiros seis anos de existência da Funserv, a Prefeitura nunca contribuiu com a parte patronal, que é de 22%. “Conseguimos fazer com que o governo Manga entendesse que esse déficit não deveria ser pago pelo servidor, mas pelo empregador. Então, contamos com o apoio da categoria de servidores e dos vereadores, além da sensibilidade do prefeito, que tornou possível deixar o desconto da Funserv para janeiro do ano que vem, quando também haverá a recomposição da perda salarial devido à inflação e o reajuste de 3% para janeiro, já que neste ano ele não é possível em face de lei. Ficou bom para todos os lados”, afirma.

O vereador enfatiza que todos os benefícios e reajustes para os servidores estão congelados desde maio do ano passado, em função da pandemia, e seguem congelados até o final de dezembro de 2021, o que, segundo ele, significa uma economia de cerca de R$ 70 milhões para os cofres municipais. “Portanto, o fato de, em 2022, o servidor receber a reposição da inflação de 2020 mais 3% de reajuste não significa um privilégio para a categoria”, enfatiza o parlamentar.

Defasagem na saúde – Salatiel Hergesel discorreu ainda sobre a necessidade de contratação de cerca de 300 profissionais na área da saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que foi cobrada pelo Ministério Público ainda na gestão passada. “A Prefeitura solicitou um prazo maior para fazer esse concurso, mas ele é essencial, porque há uma defasagem de cerca de 600 ou 650 servidores na saúde – não para completar o quadro, mas para substituir exonerações, aposentadorias e mortes que ocorreram nos últimos oito anos”, contabiliza.

Ainda em relação à saúde, o vereador também explicou requerimento que apresentou na Câmara Municipal, em que solicita ao Executivo a inclusão dos agentes de trânsito e de fiscalização entre os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19. “Esses profissionais são requisitados para trabalhar à noite, fiscalizando bares e aglomerações, com centenas de pessoas, e correm sério risco de contaminação, pois estão diariamente expostos a aglomerações”, salienta.

Por fim, Salatiel Hergesel discorreu sobre a importância da valorização dos servidores públicos, por meio de um plano de carreira e disse que a evolução funcional do servidor (isto é, um percentual a mais no salário, desde que atendendo critérios como assiduidade e qualificação) estava atrasada, devido à pandemia, mas deve ser retomada.

“Cerca de 70% das auxiliares de educação, ou seja, 700 pessoas, já contam com formação superior em Pedagogia, usam esses conhecimentos na escola, mas não ganha a mais por isso. Da mesma forma, a técnicos de enfermagem, que já são enfermeiros graduados, também não ganham pelo trabalho mais qualificado que desenvolvem. A evolução funcional tenta corrigir isso”, afirmou Salatiel Hergesel, que finalizou a entrevista com uma mensagem de esperança aos trabalhadores em razão do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.