15/10/2021 21h49
atualizado em: 15/10/2021 21h51

Oito vereadores, incluindo o presidente Cláudio Sorocaba, acompanharam a solenidade e participaram da assinatura do edital

A Câmara Municipal, representada pelo presidente Cláudio Sorocaba (PL), prestigiou na noite desta sexta-feira, 15, a abertura do edital do programa Casa Nova Sorocaba, em evento realizado pela Prefeitura no Teatro Municipal Teotônio Vilela. Também participaram da solenidade os vereadores João Donizeti (PSDB), Fábio Simoa (Republicanos), Luis Santos (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Cristiano Passos (Republicanos), Cícero João (PTB) e Fernando Dini (MDB).

Os vereadores dividiram o palco do teatro com o prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais para a assinatura do edital do programa habitacional. Depois, em seus discursos, declararam apoio ao Executivo e parabenizaram a população presente.

Cláudio Sorocaba relembrou sua trajetória, quando veio do interior do Paraná para Sorocaba e sentiu na pele as dificuldades de não ter moradia própria. “Sabemos da importância de ter um lar, porque é muito difícil viver de aluguel. Parece que o mês passa mais rápido e tem que pagar novamente. Quando fui contemplado no sorteio para ter minha casa, foi um peso que saiu de minhas costas. É isso que estamos trazendo aqui, o que as famílias mais precisam, a esperança de ter um lar”, afirmou.

Presidente Cláudio SorocabaO presidente da Câmara destacou também a parceria dos poderes Executivo e Legislativo. “A Câmara faz seu papel, assim como o prefeito e os secretários. Nós colocamos o projeto em sessões extraordinárias porque sabemos da importância dele. Foi aprovado e agora muitas famílias poderão pagar uma prestação para no fim ter seu imóvel garantido”, concluiu.

O vereador Cristiano Passos salientou a qualidade de vida melhor de quem possui moradia própria. “Quando a gente fala de habitação, é mais do que ter moradia, é dignidade. O sonho de muitas pessoas é ter seu espaço, e elas estão motivadas porque sabem que Sorocaba deu um passo à frente. Nós vereadores aprovamos o projeto porque sabemos da importância dele, nos colocamos no lugar de cada munícipe que necessita de casa própria”.

Fernando Dini afirmou que a Prefeitura e a Câmara Municipal estão unidas em prol dos que mais precisam. “Governar é priorizar, e para isso precisamos enxergar o drama de cada um de vocês, para entender as necessidades da população. O prefeito está fazendo uma diferença muito grande na cidade, porque juntos estamos governando para aqueles que mais precisam”.

O vereador Cícero João lembrou que o programa habitacional representa o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito. “É um momento importante para todos nós vereadores que ajudamos a realizar esse sonho de todos vocês, que foi uma promessa de campanha. É uma honra participar de um governo desse e realizar o sonho de pessoas que não tinham casa e agora vão passar a ter”.

Vereador Fábio SimoaO presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara de Sorocaba, vereador Fábio Simoa, também destacou a importância da parceria entre os poderes. “Esse é um momento histórico e estou muito feliz com essa união, pois sem os vereadores não estaríamos comemorando a realização desse sonho de cada cidadão, o sonho maior das pessoas, que é a habitação”.

O vereador Fausto Peres reiterou a importância do programa em benefício das famílias que pagam aluguel. “Esse é o pontapé inicial da realização do sonho de muitos cidadãos de Sorocaba. As pessoas que pagam aluguel, de quinhentos, seiscentos reais, poderão pagar por um imóvel que será seu definitivamente”.

Luis Santos destacou o fato da solenidade ser realizada no teatro municipal, um lugar para realização de shows, e poder ver a alegria no rosto dos cidadãos presentes. “Nos alegramos de ver a felicidade no rosto de todas as famílias que estão aqui vendo seus sonhos se realizando. Ações como essas reacendem a esperança e fazem as pessoas saberem que tem um governo preocupado com os que mais precisam”.

Vereador João DonizetiPor fim, o líder do Governo na Câmara, vereador João Donizeti, parabenizou o prefeito pela ação. “O prefeito realmente tem surpreendido a todos de uma maneira muito positiva. Ele tem a sensibilidade de estar próximo, de coração, daqueles que mais precisam. Isso é uma atitude de humildade e esse projeto, que é um conjunto de ações na área habitacional, no fim do seu trabalho, terá atendido muitas famílias de maneira digna”.

Encerrando a cerimônia, o prefeito Rodrigo Manga enalteceu o papel do Legislativo para a realização do programa Casa Nova Sorocaba. “Nasa seria possível se não fosse a participação dos vereadores, que têm se dedicado e trabalhado junto com o Poder Executivo para a população. É a melhor formação da Câmara Municipal da história de Sorocaba”, afirmou.

Sobre o programa – De acordo com a Prefeitura, o Casa Nova Sorocaba possibilitará a construção de unidades habitacionais de interesse social mescladas com unidades do mercado imobiliário. Parte dessas casas e apartamentos será destinada gratuitamente às famílias em situação de extrema vulnerabilidade social cadastradas na Secretaria da Habitação, que não têm renda nenhuma ou que moram em áreas de risco.

A outra parte será para aquelas pessoas que pagam aluguel e poderão adquirir o seu imóvel próprio, pagando um valor da parcela bem menor que o aluguel, financiando sua casa ou apartamento no valor total de R$ 30 mil, R$ 60 mil ou R$ 100 mil, conforme a renda. O restante será vendido pelas construtoras no mercado.

O cadastro será reaberto pela internet em um primeiro momento e posteriormente também será realizado nas Casas do Cidadão. No início do próximo ano deverá ser realizado o sorteio e conhecidos os contemplados.