18/10/2021 18h36

Titulares das pastas apresentaram o orçamento e responderam a questionamentos dos vereadores

Com um orçamento previsto para o próximo ano de R$ 10,3 milhões, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio do secretário Robson Coivo, apresentou seus dados na audiência pública da tarde desta segunda-feira, 18, dando prosseguimento à ao ciclo de audiências para debater o Projeto de Lei º 377, de autoria do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Sorocaba para o exercício de 2022. A audiência pública foi comandada pelo presidente da Comissão de Economia, vereador Ítalo Moreira (PSC). Do montante da Sedettur, R$ 10,2 milhões são recursos próprios e apenas R$ 5 mil são oriundos de recursos vinculados estaduais, para o Banco do Povo.

Para a manutenção e modernização dos serviços administrativos estão previstos R$ 9,3 milhões. Para fomento às feiras livres serão destinados R$ 450 mil. Para disponibilizar cursos de qualificação e requalificação profissional, o montante será de R$ 500 mil. Já para o fomento do turismo serão destinados R$ 20 mil.

Respondendo a questionamento da vereadora Iara Bernardi (PT), o secretário explicou que R$ 500 mil serão utilizados para contratar os cursos de qualificação, totalizando 500 vagas em diferentes cursos. Segundo Coivo, o custo seria maior, se não fossem diversas parcerias com instituições como Sebrae, Sesi, Senac, entre outros. Já em relação ao valor destinado às feiras, o secretário explicou que o custo é predominantemente utilizado para logística dos banheiros públicos.

O secretário explicou também que a secretaria está prestando auxílio a empreendimentos turísticos, como a rota gastronômica em Brigadeiro Tobias, e a rota de micro cervejarias. Segundo ele, o Poder Público dá o apoio logístico, mas são os empreendedores que vocacionam as localidades e promovem negócios.

Péricles Régis (MDB) perguntou se será cumprida promessa de campanha do prefeito Rodrigo Manga de contratação em 2021 de duas mil pessoas para serviços de zeladoria, podendo dobrar o número de contratados no segundo ano. O secretário respondeu que o projeto não faz parte do plano de governo da Sedettur, mas disse que a pasta formatou outro projeto, similar, para contratação de mães para trabalhar nas escolas de seus filhos.

Coivo afirmou ainda ao vereador que está em andamento a descentralização do Sebrae na cidade, mas ponderou que o processo se estenderá até pelo menos o próximo ano, porque necessita de recursos humanos e tecnológicos que ainda não estão disponíveis para ser realizada.

Por fim, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) também cobrou o cumprimento de itens do plano de governo, entre eles o fomento de feiras de produtos orgânicos, vegetarianos e veganos em Sorocaba.

Parque Tecnológico – Encerrando a rodada de audiências públicas desta segunda-feira, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, apresentou os dados da empresa municipal, com orçamento para o próximo ano previsto de R$ 5,5 milhões, totalmente advindos de recursos do tesouro.

De acordo com o planejamento apresentado, as principais áreas de atuação do Parque Tecnológico serão na área de inovação e empreendedorismo, com ações como: incremento do centro de desenvolvimento em tecnologia 4.0; buscar a instalação de um campus de instituição de ensino superior; conexão com três institutos e universidades internacionais; profissionalizar o centro de desenvolvimento de aplicativos; projeto urbanístico para instalação de pelo menos duas empresas na área externa do parque; e apoio a pelo menos 15 startups residentes.

A vereadora Fernanda Garcia questionou quais são os planos do Parque Tecnológico em relação a projetos de preservação do meio ambiente. Cancellara disse que em Sorocaba há excelentes universidades que podem contribuir com isso e que está em busca de parcerias com elas para trabalhar em projetos nessa área.

Conforme programação da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, as audiências públicas sobre a LOA 2022 terão continuidade no plenário da Câmara de Sorocaba nessa quarta-feira, 20, e sexta-feira, 22.