27/10/2021 09h26
atualizado em: 27/10/2021 09h42

Os 60 anos do Gideões Internacionais em Sorocaba também serão comemorados na solenidade, que lembra o impacto da Reforma na sociedade moderna

O Dia da Reforma Protestante (celebrado anualmente em 31 de outubro) e os 60 Anos do Campo de Sorocaba do Ministério Gideões Internacionais no Brasil, serão comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, que será realizada nesta quinta-feira, 28, às 19h30, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos).

“A Reforma Protestante, ao contrário do que se imagina, não foi apenas um movimento religioso – ela foi fundamental para a liberdade do indivíduo, a igualdade, o nacionalismo e a democracia, com reflexos em toda a sociedade”, afirma o vereador, citando estudiosos no assunto. O vereador observa que a Reforma Protestante contribuiu para a disseminação dos livros, valendo-se da invenção da imprensa por Gutenberg, que ocorrera um pouco antes.

Segundo a tradição histórica, no dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) afixou nas portas da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses criticando a venda de indulgências por parte dos clérigos, dando início ao movimento que ficaria conhecido como Reforma Protestante. O movimento se disseminou pela Europa e, posteriormente, chegaria ao Novo Mundo, marcando, sobretudo, a formação dos Estados Unidos da América e influenciando a sociedade não só do ponto de vista religioso, mas também econômico, cultural, social, conforme observa Luis Santos.