17/11/2021 09h24
Facebook

Por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), o diretor geral da Conam, Walter Penninck Caetano, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano

O diretor geral da Conam (Consultoria em Administração Municipal), Walter Penninck Caetano, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite de terça-feira, 16. A entrega da homenagem foi capitaneada pelo vereador Fernando Dini (MDB), que encampou projeto de decreto legislativo apresentado pelo então vereador Moacir Luis, ex-presidente da Câmara, propondo a concessão da honraria.

Presidida por Fernando Dini, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Marcelo Regalado, secretário da Fazenda, representando o prefeito Rodrigo Manga; desembargador João Cláudio Caldeira, do Tribunal de Justiça de São Paulo; ex-prefeito Paulo Mendes, representando o deputado federal Vitor Lippi (PSDB); ex-prefeito Flávio Chaves; ex-vereador Moacir Luís, autor da homenagem; e advogado criminalista Paulo Sérgio Leite Fernandes. O vereador Rodrigo do Treviso (PSL) também esteve presente, entre outras autoridades e familiares e amigos do homenageado.

“Referência nacional” – O vereador Fernando Dini saudou o homenageado: “Palestrante, professor, consultor e assessor, Walter Penninck Caetano fundou uma empresa de consultoria que, ao longo dos anos, tornou-se uma referência nacional no âmbito da administração pública, orientando os gestores de municípios de todo o país” – afirmou Dini, na saudação ao homenageado. Por sua vez, o ex-vereador Moacir Luís lembrou que a Conam nasceu com a missão de proporcionar uma gestão eficiente aos municípios e cercou-se dos melhores especialistas em administração pública, contando, hoje, com mais de 200 colaboradores em diversas áreas.

As demais autoridades presentes na sessão solene também deram seu testemunho sobre a trajetória do homenageado, ressaltando a importância de seu trabalho em prol da eficiência da administração pública municipal, começando pelo advogado Paulo Sérgio Leite Fernandes, de 86 anos, amigo do homenageado. 

Missão do político – O homenageado, Walter Penninck, gravou um vídeo de agradecimento à homenagem, falando de sua trajetória e de seus ideais e lembrando que sua primeira atuação como palestrante sobre administração pública se deu aos 26 anos, para uma plateia de mil pessoas, e na véspera nem conseguiu dormir, de tão nervoso: “Naquele momento, minha companheira de vida de mais de 60 anos, olhando-me firme nos olhos, disse: ‘Walter, você tem muito conhecimento e isso é tudo o que você precisa, vai em frente’. E lá fui eu. Hoje e sempre, sem filiação partidária, me dedico a orientar prefeitos e servidores públicos para que façam uma gestão pautada nos pilares da justiça e da igualdade social” – contou.

Para Walter Penninck, “o espaço para uma administração pública improvisada acabou e a realidade clama por administrações comprometidas com o equilíbrio fiscal”. Também discorreu sobre suas ligações com Sorocaba, que tiveram início em 1975, quando conheceu em Brasília o então deputado federal Teodoro Mendes (1941-2020), eleito prefeito de Sorocaba em 1976. Por fim, ao agradecer pessoalmente a homenagem, o diretor da Conam falou de sua emoção ao receber a homenagem, discorreu sobre a missão do político, enfatizando que a maioria dos políticos é honesta. “Tenho visto pessoas serem condenadas, com bens indisponibilizados, de forma injusta”, contou, dizendo admirar a coragem de quem se lança na vida pública e defendendo o planejamento como um dos pilares da gestão pública.

Dados do homenageado – Paulista de Ferraz de Vasconcelos, onde nasceu em 1944, Walter Penninck Caetano começou a trabalhar aos 13 anos como mensageiro na Prefeitura de sua cidade natal. Filho de Manoel Caetano, já falecido, e Edelvira Caetano, com 98 anos, é casado há mais de 60 anos com Maria Josefa Rodrigues Caetano, com quem teve quatro filhos; dois deles, Douglas Caetano e Fabian Caetano, integram a diretoria da Conam, empresa que fundou em 1979.

Economista e contabilista, com curso de extensão em Administração Financeira e Orçamentária para Setor Público pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (USP) e professor de várias instituições na área, integrou diversas comissões sobre temas como transparência na gestão pública e responsabilidade fiscal. Com base nessa experiência, fundou a Conam, em 1979, empresa especializada em oferecer consultoria técnica aos municípios brasileiros.