29/11/2021 18h01

Além de área interditada por risco de desabamento, em outros pontos há concreto deteriorado, ferragem aparente, infiltrações e falta energia elétrica

Com a cidade às vésperas de sediar os Jogos Abertos do Interior, um dos centros esportivos mais frequentados e tradicionais de Sorocaba tem parte da área interditada, por risco de desabamento. É a situação do Centro Esportivo Dr. Pitico, um dos símbolos da Zona Norte, localizado na Vila Angélica. Inconformado com a situação, o vereador Fernando Dini (MDB) cobra da Prefeitura a recuperação do local e solicita informações detalhadas por requerimento.

Em diversas partes da área construída do centro esportivo há ferragem exposta com a deterioração do concreto e infiltrações de água, além de trincas em parede, o que gera temor de eventuais riscos aos frequentadores. A possibilidade de desabamento levou à interdição da cancha de bocha, conforme explica Sebastião Gonçalves, presidente da Sociedade de Amigos de Bairro da Vila Angélica. Ele aponta as colunas em madeira bastante deterioradas e a sustentação do telhado completamente torta, evidenciando o risco de ruir.

Há mais de um ano o Centro Esportivo dr. Pitico está no escuro. Toda a fiação, desde a entrada no relógio de medição da CPFL até as lâmpadas e outros equipamentos das áreas edificadas e do campo foram furtadas e as instalações vandalizadas. A situação impede as práticas esportivas no período noturno. No campo de futebol, o gramado também precisa de manutenção. Na pista de skate, as sobras de materiais de construção e muita sujeira impedem o uso. Apesar da situação de abandono, o Centro Esportivo Dr. Pitico continua aberto e procurado pela população.

Durante o dia é possível encontrar crianças no playground ou jovens praticando esportes. Há dois anos, em abril de 2019, a Prefeitura divulgou que era um dos mais frequentados centros esportivos de toda Sorocaba, com cerca de 1.200 pessoas por mês, além de aulas de diferentes modalidades, na época praticadas por 573 inscritos.

(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)