02/12/2021 14h12
atualizado em: 02/12/2021 14h12

Luiz Carlos Siqueira Franchim disse não houve ataque de hackers, mas de um vírus, e que o sistema já está sendo restabelecido

O diretor-presidente da Urbes Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, compareceu à sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quinta-feira, 2, para prestar esclarecimentos acerca de queda que ocorreu no sistema da empresa. Os esclarecimentos foram a pedido do vereador Fernando Dini (MDB), que disse ter recebido denúncias de um ataque de hackers ao sistema da empresa.

“Muitas pessoas reclamaram das dificuldades para acessar o site da Urbes e havia a suspeita, possivelmente, de um ataque de hacker. Gostaríamos de saber se está acontecendo isso, de fato, desde quando, e quais os prejuízos causados à população”, indagou Fernando Dini (MDB), que parabenizou o presidente da Urbes por comparecer de imediato à Câmara para tratar do assunto.

Com anuência do plenário, o presidente da Casa, Cláudio Sorocaba (PL), franqueou a tribuna para os esclarecimentos. “Nós tivemos um vírus que não estava sendo reconhecido no sistema. Esse vírus derrubou o sistema na madrugada de terça para quarta-feira, então, mobilizamos a nossa equipe de informática e conseguimos levantar o sistema de venda de passagem, tanto social quanto escolar. O sistema de atendimento à população já está estabelecido”, disse Franchim, acrescentando que, até o final desta quinta-feira ou, no mais tardar, amanhã, serão restabelecidos os sistemas que faltam, como a Internet.

Respondendo à indagação de Fernando Dini quanto aos prejuízos para a população, o presidente da Urbes disse que não houve prejuízos, mas alguns transtornos para a população utilizar os serviços, como a Zona Azul. Mas garantiu que ninguém será multado na Zona Azul até que o sistema seja restabelecido. Por fim, os vereadores fizeram outros questionamentos, sobretudo solicitando mais ônibus nas linhas para evitar superlotação.