02/12/2021 14h30
atualizado em: 03/12/2021 10h51

A professora Dra. Karina Martins fez um balanço das atividades realizadas no campus Sorocaba pela nova gestão 2021-2025.

A professora Dra. Karina Martins, diretora do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participou da sessão ordinária desta quinta-feira, 2, quando apresentou o relatório anual de prestação de contas da instituição. Segundo ela, a iniciativa é uma tradição que foi renovada pela nova gestão da universidade, que assume pelo período de 2021 a 2025, como compromisso com a sociedade. “Principalmente nessa situação atual de crise econômica, em que os financiamentos para educação superior e pesquisa e ciência estão tão escassos, torna-se mais importante prestar contas para a população sorocabana dos nossos trabalhos”, disse.

Ela contou que a reitoria da universidade hoje é comandada pela professora Dra. Ana Beatriz, tendo como vice-reitora a professora Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis. Ela traçou um panorama da estrutura atual da UFSCar Sorocaba, com destaque para a Biblioteca Central da instituição, com mais de 9 mil títulos e quase 23 mil exemplares, e várias atividades realizadas durante o ano.

Segundo Karina, a universidade conta com 183 docentes, 113 técnicos em várias áreas, 50 terceirizados em vigilância e manutenção, 2.996 estudantes de graduação, 545 estudantes de mestrado e doutorado e 36 pós-doutorandos e pesquisadores visitantes. São 14 cursos de graduação, sendo sete diurnos e sete noturnos, que oferecem entre 20 e 60 vagas, totalizando 620 vagas anualmente. Do total de estudantes, 42% são provenientes da Região Metropolitana de Sorocaba, sendo 24% de Sorocaba. Ela destacou a presença de 34 estudantes da cidade de São Gabriel da Cachoeira, município do extremo do Amazonas, que se beneficiam de vagas reservadas para indígenas.

Karina também disse que as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 por conta da pandemia, mantendo aulas remotas, e hoje os alunos estão com cerca de seis meses de atraso no andamento dos cursos, sendo que o segundo semestre de 2021 será ofertado no início de 2022. “Pouquíssimas disciplinas deixaram de ser ofertadas por serem 100% práticas”, disse. Contou que a universidade realizou um plano de combate a Covid-19, disponível para toda a comunidade universitária.

De acordo com a diretora, a UFSCar Sorocaba conta com 12 programa de pós-graduação, entre mestrado e doutorado, com dois novos cursos criados durante o período da pandemia. Em 2021 houve um aumento de 22% no ingresso de alunos por conta do aumento de vagas e dos novos cursos. 1002 mestres e doutores formandos nos últimos 10 anos.

Karina também apresentou detalhes sobre cursos e trabalhos de extensão e eventos realizados pela UFSCar Sorocaba, as atividades de entidades estudantis, bem como o número de produções e pesquisas realizadas dentro da instituição durante o período de pandemia. “Nesses dois anos foram realizadas 12 pesquisas relacionadas a Covid-19, a maioria com enfoque na área economia e social”, ressaltou.

A diretora também destacou os núcleos de extensão que atuam em área como Educação e Estudos da Infância; Agroecologia; Gênero, diferenças e Sexualidades; e Tecnologia Assistiva, com projeto de remo que resultou em medalha olímpica para o Brasil nas paralimpíadas de Tóquio. Sobre programas de extensão, destacou o Futuro Cientista, que recentemente assinou contrato com a Secretaria de Educação para oferecer atividades aos estudantes municipais, e o Observatório do Rio Sorocaba. Ela ainda apresentou dados sobre assistência estudantil oferecida aos alunos da UFSCar Sorocaba, como bolsa-moradia e bolsa-alimentação.

Karina ainda apresentou os gastos com empresas terceirizadas pela universidade, que envolvem manutenção predial, limpeza e conservação, roçagem, frota e viagens, energia elétrica, moradias estudantis e restaurante universitário, que segundo ela, trabalhou durante a pandemia oferecendo marmita aos alunos. Também falou sobre investimento em reforma e adequações e projetos futuros para combate a incêndio em prédio da universidade.

Por fim, disseque a UFSCar está classifica na 15ª posição entre as melhores universidades da América Latina e 12ª do Brasil, de acordo com ranking da Folha de São Paulo. Além disso, tem nota máxima n Índice Geral de Cursos do MEC (Ministério da Educação). Já em ranking de universidade empreendedoras, a UFSCar ficou em primeiro lugar e 3º colocada em excelência em trabalho com empresas juniores. “Mas mais orgulho do que estar em rankings, é a gente ser uma universidade, que além de pública e gratuita, é de qualidade, democrática, diversa e inclusiva”, finalizou.