10/12/2021 13h54

O vereador Rodrigo do Treviso (PSL) e o professor economista Geraldo Almeida foram os convidados da atração exibida pela TV Câmara.

A importância da valorização do desenvolvimento da ciência e tecnologia foi o tema do programa Comissões em Debate, exibido nesta quarta-feira (9), pela TV Câmara Sorocaba. Para debater o assunto, participaram do programa, conduzido pelo jornalista Carlos Garbo, o vereador Rodrigo do Treviso (PSL), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia do Legislativo, e o professor economista Geraldo Almeida.

Rodrigo do Treviso contou que no início do mandato visitou o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para conhecer a estrutura, as empresas instaladas e os projetos em desenvolvimento. Segundo ele, desde então houve um grande aumento no desenvolvimento da tecnologia empregada, como o 5G. O vereador também contou sobre as oportunidades criadas no local, como o exemplo de um amigo de infância que hoje atua com tecnologia de drones no PTS. “Estamos com muitos projetos bacanas para ajudar a prefeitura”, disse, citando o desenvolvimento de aplicativos para diversas áreas.

Os convidados comentaram sobre os cortes de recursos do governo federal para universidades e setores de pesquisa e inovação. “São gerações que vão ser perdidas quando se corta investimento em ciência, tecnologia e inovação”, disse Geraldo. Ele citou o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19, como resultado do trabalho de pesquisas e inovações. Em Sorocaba, o professor elencou várias iniciativas de desenvolvimento de tecnologia na cidade, como laboratórios de empresas e universidades, que contribui para a evolução do município. Geraldo também destacou a importância do estudo para acompanhar a evolução tecnológica e o conceito de inovação frugal, que representa as iniciativas para resolver problemas de forma alternativa, chamadas de “gambiarras”.

Geraldo lembrou ainda que Sorocaba possui infraestrutura para o desenvolvimento de tecnologia e que é preciso pensar como estimular e trazer estudantes para ajudar a melhorar e atender as necessidades da cidade através da inovação. “A tele consulta vai ser o futuro”, disse o vereador Rodrigo do Treviso, lembrando das possibilidades de uso da tecnologia a serviço da população na área da saúde e a redução de custos que poderão ser empregados para melhorar o atendimento em diversas áreas.

No campo da internet, o professor Geraldo Almeida destacou a importância da inteligência artificial para melhorar os sistemas de atendimento e serviços. “Tem que saber usa isso, o reconhecimento facial numa UBS, quando entra uma pessoa, dá pra saber se a pessoa esta com dor, com febre, ali mesmo começa a triagem”, justifica. Ele citou ainda um projeto para treinamento de policiais de forma virtual. “É importante usar a tecnologia, trazer o que já tem na cidade para a população”. Rodrigo do Treviso destacou que em Sorocaba já existem mais de 700 câmaras de monitoramento instaladas no município. “Tem que unir tudo para ter uma funcionalidade melhor”, disse.

Os convidados também falaram sobre a importância do Parque Tecnológico de Sorocaba, como o incentivo ao desenvolvimento de Startups. “O Parque é o futuro de Sorocaba. A questão da construção 4.0, vai ser o primeiro parque no Brasil em que vai ter um canteiro de obras do futuro”, explicou. Geraldo explicou que um problema do PTS é a distância em relação a outras áreas da cidade, principalmente em relação às universidades. Ele defendeu políticas de incentivo para as Startups, que envolve todo um ecossistema para o desenvolvimento das atividades. “Ali tem internet de qualidade, espaço de qualidade, tudo que a empresa precisa para se desenvolver, além de técnicos que ajudam. Quem quer iniciar um projeto futuro em termos de tecnologia, aquilo é uma mão na roda”, disse o vereador Rodrigo do Treviso.

O professor Geraldo destacou a implantação de um centro de pesquisa 4.0 para estudos sobre Machine-to-machine em Sorocaba, pioneiro no conceito “hélice quíntupla”, unindo conhecimento e inovação no que seria a internet das coisas, com máquinas se comunicando com outras máquinas. Rodrigo do Treviso aproveitou para questionar a informação de que os celulares, mesmo desligados, podem ouvir o que falamos e atuar com as informações. “Muitas vezes consegue entender o que você fala e você recebe anúncios sobre isso”, destacou as permissões durante instalações de aplicativos. “É perigoso mesmo, o avanço da tecnologia pode chegar em coisas que a gente nem imagina”, disse Geraldo.

Durante a entrevista também foram abordados a aprovação do PPA (Plano Plurianual), que inclui ações direcionadas para inovação e tecnologia, bem como o projeto Conect@, de modernização dos antigos Sabe-Tudos para integração com as escolas; e o projeto Metarreciclagem, de reciclagem de equipamentos eletrônicos. Questionado sobre a realidade tecnológica para daqui 15 anos, Geraldo explicou que possivelmente existirá o holograma para representar a pessoa real em reuniões e outras situações. Rodrigo do Treviso disse que espera o fim dos telefones celulares, podendo qualquer conexão ser acionada através de um chip, por pensamento.

Os convidados ainda tratam da inauguração do Laboratório de Inovação da Câmara Municipal, o Lab.Leg, e do projeto de lei que permite a videochamada para paciente internados se comunicarem com animais de estimação. Também destacaram a possibilidade de implantação de aulas de robótica em escolas públicas, para promover a alfabetização digital. O programa na íntegra está disponível no canal do legislativo no Youtube, no Facebook e durante a programação da TV Câmara Sorocaba.