14/12/2021 09h40
Facebook

Legislativo fechou o primeiro mandato da atual legislatura com recorde de produção, apesar da pandemia. Estes e outros assuntos foram abordados pelo presidente na última edição do jornal antes do recesso parlamentar

Produção histórica, leis aprovadas, parceria com o Executivo e criação de uma nova comissão permanente foram temas abordados pelo presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba (PL), em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 14. No programa, conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o presidente fez um balanço do primeiro ano do atual mandato.  

Pela segunda vez na presidência da Casa, tendo assumido o cargo também entre 2014 e 2015, Cláudio Sorocaba falou sobre os desafios enfrentados neste ano, devido às restrições da pandemia. “Senti muito no começo, pois estava acostumado com a Casa cheia. Depois, as coisas foram melhorando e fomos nos adaptando. Apesar de todas as dificuldades, ser vereador já é uma honra e presidir o Legislativo é ainda mais”, ressaltou. 

Recorde de Produção – O presidente também comentou a produção legisltativa neste primeiro ano da atual legisaltura. Até a última sexta-feira, 10 de dezembro, foram apresentadas 8823 proposituras pelos vereadores, incluindo a 472 projetos de lei, 22 projetos de emenda à Lei Orgânica, 46 projetos de Resolução Interna e 82 de Decretos Legislativos. Também foram apresentadas neste ano 64 moções e mais de três mil requerimentos e cinco mil indicações. 

Para o presidente, os números refletem o trabalho conjunto desenvolvido pelos vereadores, suas assessorias e os servidores da Casa. “Quero parabenizar cada um dos 20 vereadores pelo excelente trabalho e suas assessorias, assim como toda a estrutura. Isso é fruto do trabalho de cada um e mostra também que  a população, nesse momento difícil, tem procurado mais os vereadores”, afirmou. 

Claudio Sorocaba comentou ainda a aprovação do seu projeto que criou na Casa a 19ª comissão permanente da Casa, a “Comissão Permanente dos Direitos da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial”. O vereador lembrou que a proposta nasceu da mobilização popular e se disse feliz com a aprovação da sua proposta, que irá contribuir com a comunidade negra que passa por tantos desafios, principalmente os jovens negros. “Nós negros, infelizmente, ainda somos vistos com maus olhos nas ruas”, pontuou.

Parceria – A retomada do diálogo entre os poderes Executivo e Legisaltivo e os frutos dessa parceria foi outro tema abordado durante a entrevista. O presidente reforçou que, assim que assumiu, procurou o prefeito Rodrigo Manga para que os dois poderes pudessem trabalhar em conjunto em pról da população, em especial a mais carente de serviços públicos. “Esse diálogo é para ajudar a população. Nos últimos quatro anos, com as brigas que tinham, quem perdeu foi o povo. O empresariado também não vinha mais para a cidade por medo daquela situação”, destacou. 

Entre as matérias que surgiram dessa parceria, foi citada o concessão de passe gratuito para pessoas se vacinarem e para os jovens que prestaram o Enem. “O prefeito, que foi um vereador atuante aqui nessa Casa, sabe das dificuldades que passam essas pessoas e quando fizemos esse pedido fomos prontamente atendidos”, afirmou.

Encerrando a entrevista, o presidente comentou a pauta da sessão extraordinária, que será realizada nesta terça-feira, após a última sessão ordinária do ano. “Temos vários projetos importantes, com destaque para o lote social. Temos tantas pessoas que precisam, que hoje recebem o aluguel social, mas que um dia terão suas casas. Vamos aprovar hoje e beneficiar, principalmente, aquele que está  mais vulnerável”, concluiu.