03/01/2022 11h33

O vereador, por meio de requerimento, solicita a realização de estudos para a criação da referida rota ciclística

O vereador Fábio Simoa (Republicanos), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal e já encaminhado ao Executivo, solicita a implantação de uma “ciclorrota rural” na região de Brigadeiro Tobias, com informações ecológicas, de trânsito e turísticas, envolvendo a Rota “Caminhos da Marquesa” e arredores.

Fábio Simoa, que participa de um grupo de ciclismo rural, conta ter verificado um crescente número de ciclistas que, todos os finais de semana, aderem cada vez mais a essa prática, muitos deles provenientes de outros municípios.

O vereador salienta que os “Caminhos da Marquesa” são uma rota turística rural oficializada em Sorocaba e que abrange as seguintes vias rurais não pavimentadas na região de Brigadeiro Tobias: Estrada do 25; Estrada do Monte Verde; Estrada João Lopes; Rua São Judas Tadeu; e Avenida Francisco Roldão Sanches, além de outras estradas que estão em estudos.

“Essa iniciativa é importante para desenvolver o turismo e a geração de renda em uma região rural, favorecendo as oportunidades profissionais para os locais”, afirma Fábio Simoa, observando que a região conta com diversas propostas turísticas, que são frequentadas pelos ciclistas, entre as quais: trekking; cavalgada; e gastronomia rural, entre outras. O vereador lembra, ainda, que Votorantim implantou um projeto similar.

Em seu requerimento, além de pedir a realização de estudos para a implantação da ciclorrota, com a instalação de sinalização de trânsito e placas de informações turísticas e ecológica, o vereador também solicita estudos com o objetivo de aumentar as possibilidades para os ciclistas, com uma maior gama de vias a serem desbravadas. Por fim, solicita uma previsão quanto ao cronograma de implantação da ciclorrota.