04/07/2022 18h00
atualizado em: 04/07/2022 18h05

Fernanda Garcia (PSOL) oficiou o órgão a fim de atender os diabéticos da região e também documentar o projeto de criação de corredores ecológicos.

A vereadora sorocabana Fernanda Garcia (PSOL) acionou o Parlamento Regional Metropolitano denunciando a falha no atendimento de diabéticos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS XVI). O documento foi enviado no último dia 24, aos cuidados das comissões responsáveis, juntamente com outro ofício que trata dos corredores ecológicos na região.

No documento protocolado a vereadora resume os problemas ocorridos só no decorrer deste ano com o departamento. "Um desrespeito com todos os cidadãos, sejam os que procuram atendimento ou as autoridades fiscalizadoras. Por isso procurei o apoio do pares que coligiam o parlamento regional, para que além de buscar informações para compararmos com o ocorrido em Sorocaba, possamos pensar em uma atitude unificada para o bem dos atendidos", explicou a vereadora que é membro da Comissão Permanente de Saúde Pública na Câmara Municipal de Sorocaba.

De acordo com informações obtidas pela vereadora de Sorocaba em conversas com instituições assistenciais e pacientes, o tratamento da diabetes é o mais prejudicado. "Como se trata de um acompanhamento longo, com várias etapas diárias, os diabéticos necessitam que seus insumos e medicamentos sejam entregues sem erros, nas datas pré-estabelecidas, pois qualquer equívoco leva a condições severas como a perda da visão, amputações, entre outros prejuízos. Nossa missão enquanto representantes da população é fazer com que a saúde chegue a todos da maneira necessária, essa é a primazia do SUS e que o Estado de São Paulo por meio do Departamento de Saúde vêm descumprindo", lembrou a parlamentar.

"Não é novo o problema junto à DRS. Lembrei aos pares, no ofício enviado que, no início do ano, realizou-se uma Audiência Pública para tratar sobre o tema. Kely Schettini, dirigente regional, não esteve presente, tampouco justificou sua ausência, demonstrando mais uma forma de desrespeito não só com a população como o cargo que ocupa", analisou Fernanda Garcia.

Meio Ambiente - Continuando sua luta pelo restabelecimento do meio ambiente no interior de São Paulo, atingido por anos pela degradação ambiental e desmatamento, Fernanda Garcia também oficiou o Parlamento Regional Metropolitano, por meio da Comissão de Meio Ambiente.

"Procurei trazer ao debate a ideia dos corredores ecológicos, um estudo extremamente interessante lançado pela Universidade de São Paulo (USP) que pode auxiliar na conservação ambiental da região, ligando áreas de conservação com ainda mais exemplares nativos. Espero uma devolutiva positiva dos demais participantes, os corredores ecológicos só vem a somar ao estado, seja pela melhoria na saúde pelo aumento da flora e incentivo ao deslocamento seguro de animais silvestres", manifestou Fernanda.

Ambos documentos foram incluídos na pauta da próxima sessão regional ainda com a data a ser divulgada.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Fernanda Garcia/PSOL)