11/11/2022 12h18
atualizado em: 11/11/2022 12h19

Alunos, pais e professores de escola estadual denunciaram ameaças de grupo antidemocrático

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou representação no Ministério Público do Estado de São Paulo pedindo atuação junto aos poderes executivos, municipal e estadual, para que seja garantida a imediata desobstrução de todas as vias públicas que estejam com seu trânsito interrompido devido aos protestos de grupos antidemocráticos na cidade, principalmente no bairro Santa Rosália.

No documento, Iara cita denúncias de ameaças sofridas por alunos (em maioria menores de idade), pais de alunos, professores e outros profissionais de educação da Escola Estadual Prof. Júlio Bierrembach Lima, localizada na Avenida Roberto Simonsen, onde ocorrem os protestos. Segundo as denúncias, esses grupos têm sido abordados por não aderirem às manifestações antidemocráticas. Queixam-se também do barulho excessivo que atrapalha as aulas e interrupção do transporte coletivo no entorno, obrigando alunos a se distanciarem da escola para poderem ter acesso aos ônibus.

A representação baseia-se na decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou "a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com o trânsito interrompido, (...) garantindo-se, assim, a total trafegabilidade". "Esses protestos são antidemocráticos, criminosos e atentam contra o Estado Democrático de Direito pela simples discordância do resultado das eleições e têm que acabar", ressalta Iara.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)