27/12/2022 11h51
atualizado em: 27/12/2022 11h59

O parlamentar diz ter detectado muitos problemas na iluminação pública dos bairros, durante a Blitz da Zeladoria Noturna

Para ajudar a sanar o problema da falta de iluminação em Sorocaba, o vereador Ítalo Moreira (PSC) está destinando quase R$ 1 milhão em emendas impositivas. Durante os anos de 2021 e 2022, o parlamentar executou um programa de seu mandato chamado de “Blitz da Zeladoria Noturna”, em que percorre os bairros da cidade durante a noite para verificar os serviços de iluminação na cidade.

“Nós temos vários requerimentos e indicações, mas temos um melhor aproveitamento em ofícios, desde o começo do mandato porque nós realizamos o Blitz da Zeladoria Noturna, em todos os pontos da cidade, seja no São Guilherme, Vitória Régia, Laranjeiras, Largo do Divino, Zona Leste. Todas as observações que acompanhamos nas madrugadas nós colocamos em ofícios, e a resposta do poder público tem sido proveitosa, porém a iluminação pública hoje é algo que precisa ser mais bem resolvido”, afirma o vereador Ítalo Moreira.

Por ter detectado muitos problemas na iluminação pública de Sorocaba, durante a Blitz da Zeladoria Noturna, o vereador resolveu ajudar a cidade, destinando boa parte de suas emendas impositivas (que são recursos públicos do orçamento que os vereadores podem destinar) para a instalação de luzes de LED na cidade, em especial na Zona Norte. “Nós destinamos mais de R$ 810 mil reais somente para iluminação de LED, principalmente nas regiões do São Guilherme, Jardim Maria Eugênia, Santo Amaro e outras para modernizar a situação nesses bairros. Iremos mandar também para outras regiões”, disse o vereador Ítalo.

O LED, segundo Ítalo Moreira, irá trazer uma maior qualidade na iluminação da cidade, pois, além de iluminar mais e melhor, também possui uma durabilidade superior, trazendo, portanto, mais segurança pública e qualidade de vida aos sorocabanos.

Recursos externos - Além das verbas de vereador Ítalo Moreira, que também é membro do MBL, a cidade contou com as emendas do Deputado Federal reeleito Kim Kataguiri (União Brasil), para a segurança pública e educação. “O Deputado Kim Kataguri, desde o começo do meu mandato, já enviou para Sorocaba mais de R$ 3 milhões em emendas destinadas para a área da segurança pública. Foram R$ 600 mil para videomonitoramento da região do São Guilherme, Santo Amaro e Maria Eugênia; serviço que já está em licitação. Para a região do Santa Rosália, foram mais de R$ 500 mil também para videomonitoramento”, reforça o parlamentar.

“Ele enviou R$ 900 mil para fazer uma escola técnica no antigo prédio do CIS, na região do Maria Eugênia e para fazer um FabLab (espaço de fabricação digital) e um Hacker Space, para dar cursos de programação e robótica. Também enviou R$ 500 mil para cursos de programação na região da Zona Oeste e também um FabLab e enviou ainda R$ 500 mil para um programa chamado Criança Feliz, que cuida da primeira fase da criança que é atendida através do CRAS”, completa o vereador Ítalo Moreira.

(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira – PSC)