11/01/2023 11h47
atualizado em: 11/01/2023 11h56
Facebook

O vereador ressalta que a referida secretaria obteve bons resultados, reconhecidos inclusive pela OCDE

O vereador Ítalo Moreira protocolou, na segunda-feira, 9, uma moção de repúdio contra o atual governo Lula em razão da extinção, na última semana, da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC).

O vereador explica que, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) promovida pela extinta secretaria obteve bons resultados, reconhecidos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), se comparados aos anos anteriores, que tiveram um desempenho ruim nesse quesito. “Em 2017, 33% das crianças no 5º ano do ensino fundamental no país apresentavam níveis sofríveis de escrita e leitura”, observa.

No fim do ano passado, a antiga Sealf divulgou um relatório com mais de 100 páginas do programa Tempo de Aprender, mostrando que uma criança de escola vulnerável do 2° ano tem 22% de chance a mais de ser leitora iniciante ou fluente se comparado ao grupo que não participou do programa. Em escola não vulnerável, a chance aumenta para 27%. 

Ítalo Moreira observa, ainda, que “o Brasil tem 11 milhões de analfabetos com mais de 15 anos e 29% da população é analfabeta funcional e precisa urgentemente de politicas públicas para reverter esse quadro”. 

Em razão disso, o vereador ressalta a importância da extinta Secretaria de Alfabetização: “Ela foi criada especificamente para desenvolver políticas públicas e programas para melhorar a alfabetização no Brasil, fator fundamental para desenvolvimento de uma boa educação, qualificação profissional, ascensão social e qualidade de vida.” 

(Assessoria do vereador Ítalo Moreira/PSC)