24/01/2023 09h00
atualizado em: 24/01/2023 09h00

Destacando a importância do museu para a história da cidade, o vereador destinou R$ 20 mil para a realização de sua reforma e manutenção

O Museu Histórico Sorocabano, instalado num casarão dentro do Parque Zoológico Quinzinho de Barros e que se dedica a preservar a memória da cidade, foi contemplado no orçamento de 2023, pelo vereador Silvano Jr. (Republicanos), com uma emenda no valor de R$ 20 mil reais. Os recursos serão destinados à reforma e manutenção do local.

Ao justificar a emenda, Silvano Jr. destaca que o Museu Histórico Sorocabano tem como objetivo colecionar e preservar objetos, pinturas, esculturas e outros documentos de grande significado para a história de Sorocaba e região. “O museu é um espaço educativo, especialmente para as novas gerações, que através dele podem conhecer melhor a história de nossa cidade”, enfatiza.

O Museu Histórico Sorocabano foi fundado em 3 de março de 1954, por iniciativa do professor Renato Sêneca de Sá Fleury (1895-1980) e dos historiadores Aluísio de Almeida (1904-1981) e Antônio Francisco Gaspar (1891-1972). Seu primeiro acervo foi exposto no Gabinete de Leitura Sorocabano e, antes de ser instalado no Zoológico Municipal, também ocupou um casarão na Rua Padre Luiz.