07/03/2023 17h55
atualizado em: 07/03/2023 18h00

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), participou na tarde desta terça-feira (7) da reunião regional de Segurança Pública, acompanhado do secretário Estadual da pasta, Guilherme Derrite (PL), do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), do deputado estadual Danilo Balas (PL), do comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Cássio Araújo de Freitas, além de prefeitos e lideranças políticas de 78 cidades da região de Sorocaba. Durante a reunião, que ocorreu no Parque Tecnológico de Sorocaba, os municípios conheceram as possibilidades de convênios com o Governo do Estado na área da segurança, como a nova "Muralha Paulista", com custo zero para o município.

Segundo o presidente do Legislativo sorocabano, a reunião foi de extrema importância e demonstrou o compromisso do secretário com a cidade de Sorocaba. "Nosso secretário, Capitão Derrite, que também é filiado do nosso partido, tem atuado de maneira muito forte na área de segurança, mostrando sua experiência nesta pasta tão importante. Todos os investimentos anunciados por ele reforçam o compromisso do nosso governador Tarcísio com a segurança da nossa população", afirmou Cláudio Sorocaba.

No evento, o secretário Guilherme Derrite mostrou aos municípios as possibilidades de convênios e a forma rápida como a secretaria tem firmado esses compromissos com as prefeituras, como a Atividade Delegada e o convênio de trânsito. Um dos objetivos é efetivar a "Muralha Paulista", integrando os sistemas de segurança dos municípios, do Estado e do sistema Córtex do Ministério da Justiça. "Essa é uma responsabilidade do governador Tarcísio e minha, que é interligar as boas iniciativas de segurança e dar uma resposta rápida para a sociedade. Vamos reduzir os indicadores criminais", explicou o secretário.

O encontro contou com o comandante do CPI-7, coronel Denis Izumida, e os comandantes dos batalhões 7º, 12º, 22º, 40º, 50º, 53º e 54º de Policiamento Militar do Interior.