09/03/2023 13h50
atualizado em: 10/03/2023 17h20

O parlamentar vai assumir seu novo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e participou de sua última sessão como vereador

O vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) despediu-se da Câmara Municipal de Sorocaba durante a sessão ordinária da Casa, na manhã desta quinta-feira, 9. Eleito deputado estadual pelo Republicanos, nas eleições de 2022, com 56.729 votos, o parlamentar irá assumir seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em seu lugar, na Câmara de Sorocaba, assume o primeiro suplente do Republicanos, Caio Oliveira.

Ao se despedir do Legislativo sorocabano, Vitão do Cachorrão disse que o período em que esteve na Casa como vereador, por um mandato e meio, foi um tempo de muito aprendizado com os colegas e de defesa dos mais humildes, trazendo para o parlamento justamente as demandas da população mais necessitada. “Não esqueci de onde eu vi vim”, disse o vereador, lembrando de sua origem humilde, em meio a famílias que, como a sua, também enfrentaram muitas dificuldades.

Origem humilde – “A política, às vezes, desanima a gente, é muita luta, muita incompreensão. Mas eu agradeço a Deus até pelas críticas, pois a gente aprende com elas e se fortalece. Tenho orgulho das minhas origens. Meu pai não me viu ser eleito vereador, morreu com apenas 56 anos, mas, com os joelhos ralados, cheio de calos nas mãos, de tanto assentar azulejo, ele sempre me disse para falar a verdade. E minha mãe, mesmo muito doente, fez questão de ir votar em mim para deputado”, contou Vitão do Cachorrão, muito emocionado.

Diversos vereadores fizeram uso da palavra para despedir-se do colega de parlamento e ressaltaram as qualidades de Vitão do Cachorrão como vereador e homem público e, em suas falas, enfatizaram o compromisso do vereador com os mais humildes e externaram sua convicção de que o parlamentar que se despede da Câmara de Sorocaba exercerá um mandato comprometido com Sorocaba e região na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Ao cabo de seu pronunciamento de despedida, após também destacar seu último requerimento na Câmara de Sorocaba, pedindo a manutenção de uma escola, Vitão do Cachorrão e sua equipe de assessores foram homenageados com votos de congratulações pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), com a participação dos demais vereadores.

Dados biográficos – Vitor Alexandre Rodrigues nasceu em Sorocaba em 4 de fevereiro de 1977, filho de Vera Eunice Antunes e Rubens Rodrigues. Casado e pai de duas filhas, trabalhou durante muitos anos como servente de pedreiro até montar um comércio no Jardim Zulmira, na Zona Oeste de Sorocaba.

Foi nessa região, que iniciou um trabalho social, que se estendeu à Zona Norte, onde reside. Em virtude dessa atuação em prol de demandas da comunidade, especialmente visando à melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda, Vitão do Cachorrão acabou se candidatando a vereador em 2008, quando obteve 1.489 votos pelo PSDC.

Na segunda tentativa de chegar à Câmara de Sorocaba, em 2012, pelo PRB, conseguiu 3.975 votos e foi o 14º mais votado, mas também não conseguiu ser eleito, devido ao quociente eleitoral. Em 2016, ao se candidatar pela terceira vez, foi eleito vereador, o quarto mais votado, com 7.555 votos. Em 2020, foi reeleito com 7.754 votos e se tornou o vereador mais votado de Sorocaba.