19/05/2023 16h00
atualizado em: 19/05/2023 16h02

O parlamentar denuncia descaso, falhas na vigilância e na manutenção, além de cobrar investimentos na estrutura dos espaços.

Em requerimentos protocolados na Câmara Municipal de Sorocaba, que serão encaminhados com necessidade de resposta da Prefeitura, o vereador Aith (PRTB) aborda vários assuntos relativos a pedidos e reclamações de pessoas que frequentam os cemitérios públicos municipais e estão insatisfeitos com a atenção dispensada pelo setor de administração desses espaços.

Num dos documentos, Aith descreve a situação do Cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Wanel Ville I, na zona oeste da cidade, o único destinado a sepultamentos de pessoas de baixa renda, que não podem pagar por um espaço particular e não possuem jazigos nos demais cemitérios públicos do município.

O parlamentar volta a cobrar investimentos na estrutura do local e narra situações de constrangimento com a falta de cuidado e de empatia na hora do enterro, quando máquinas, usadas para tapar sepulturas com terra, passam por cima de outras, inclusive das pequenas pedras que são a única referência do local onde estão os entes de centenas de pessoas.

Muros quebrados, violação de sepulturas, com ossos expostos, especialmente na parte dos fundos do cemitério, além da presença de usuários de drogas no período noturno, são outras reclamações relativas ao Santo Antônio para as quais o vereador cobra data para providências. “É necessário cuidar melhor do espaço, providenciando inclusive identificação adequada nos túmulos”, cobra o vereador.

Os demais pedidos são relativos à manutenção periódica adequada nos cemitérios da Consolação, da Saudade – para onde cobra a instalação também de pontos de água para a lavagem dos túmulos – e de Aparecida, com corte de mato, pintura, tapa-buracos, além de reforço na vigilância para evitar os furtos recentes aos jazigos.

(Assessoria de Imprensa – vereador Aith/PRTB)