22/05/2023 09h40

A sessão solene foi uma iniciativa conjunta dos vereadores Dylan Dantas (PSC), Luis Santos (Republicanos) e Vinícius Aith (PRTB)

O Dia das Mães foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de sexta-feira, 19, por iniciativa conjunta dos vereadores Dylan Dantas (PSC), Luis Santos (Republicanos) e Vereador Aith (PRTB). A solenidade foi presidida pelo vereador Dylan Dantas, que dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: vereador Luis Santos (Republicanos); Sirlange Maganhato, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Bárbara Pietro, do Movimento Mulheres de Direita; e Aline Andrade, chefe do Departamento de Tratamento de Esgotos do Saae.

O vereador Aith, devido a um compromisso na Secretaria de Segurança Pública, na capital do Estado, foi representado pela assessora parlamentar Mayara Dias e encaminhou mensagem enfatizando que “as mães são as verdadeiras propulsoras da sociedade, que precisam ser apoiadas nesta missão que abraçaram de maneira altruísta como ninguém mais seria capaz de fazer” e enfatizou que “a força do amor de uma mãe é tão grande que só pode ser comparado ao amor de Deus”. A sessão solene também contou com apresentações musicais do Coral dos Valorosos, composto de crianças.

Resistência da família – O vereador Dylan Dantas (PSC) observou que a vida sempre resiste e, assim como se vê uma árvore resistir em meio à sequidão, também a família resiste. “Infelizmente, hoje, com a pós-modernidade, muitas famílias estão passando por dificuldades. A família é a principal instituição da sociedade, ela antecede o próprio Estado, mas, infelizmente, hoje, não é vista como a principal instituição. Mas se nós temos Estado e Nação é porque as famílias se organizaram em sociedade e instituíram o Estado. A família foi a primeira instituição criada por Deus”, afirmou Dylan Dantas, para quem deixar de comemorar o Dia das Mães é que é uma forma de opressão.

Dylan Dantas falou do papel de sua mãe em sua vida e defendeu políticas públicas em prol das famílias. “O poder público deveria respeitar as religiões, porque elas são fundamentais na valorização das famílias. A família sempre deveria ser vista como autônoma, ou seja, a autonomia da família deveria ser sempre preservada. Que mundo nós teremos se os pais não puderem educar seus próprios filhos?”, afirmou Dylan Dantas, que também falou do sofrimento dele e de sua esposa ao perder a primeira filha e da experiência de serem pais novamente cinco anos depois.

Medida necessária – O vereador Luis Santos (Republicanos) relembrou a figura de sua mãe, Isabel Santos Pereira, que faleceu em 2013. “Minha querida mãe veio de uma família muito pobre, nunca cursou uma escola regular, mas aprendeu a ler e escrever. Com apenas 12 anos, foi dada para uns tios e passou a cuidar de uma casa de cinco pessoas e oito cômodos, em troca do alimento e da roupa no Natal. Era uma baixinha de grande inteligência e coragem”, disse Luis Santos, lembrando que sua mãe foi fundamental em sua formação e teve a oportunidade de vê-lo eleito vereador.

“Quando lembro da minha mãe, do que ela representou na minha vida, compreendo o significado das mães na vida de seus filhos. Por isso, fiquei profundamente indignado quando começou essa onda ideológica absurda de se retirar do calendário o Dia das Mães. Então, em 2017, apresentei um projeto, que virou lei, instituindo o Dia das Mães, no segundo domingo de maio, e o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto. Chega ser estranho ter que instituir essas datas, que sempre foram comemoradas tranquilamente, mas foi uma medida necessária em virtude dessa ideologia terrível”, afirmou.

Data essencial – A primeira-dama Sirlange Maganhato também ressaltou a importância do Dia das Mães: “Hoje, as escolas comemoram o Dia da Família, mas o Dia das Mães é essencial. Nós, que fazemos um trabalho com dependentes químicos, somos testemunhas de que a única que fica ao lado do filho, em qualquer situação, é a mãe”, disse. Contou ter sido mãe aos 38 anos, depois de ter perdido um bebê na primeira gestação. “Digo que engravidei junto com a minha igreja, a gente compartilhava as experiências da gestação. Então, quando perdi o bebê, pensei: ‘Como vou falar para eles que perdi o bebê?’ Quando contei, todos sofremos juntos e descobri que muitas mães, na primeira gravidez, também passaram por isso”, observou.

Após os pronunciamentos, o vereador Dylan Dantas (PSC), juntamente com o vereador Luis Santos (Republicanos), homenageou diversas mães com votos de congratulações. Em seguida, Bárbara Prieto falou em nome de todas as mães presentes e citou Abraham Lincoln, observando que “a mão que embala o berço governa o mundo”. Também falou da maternidade: “A maternidade é a essência de quem somos como mulheres. Ela define nossa própria identidade, nossa condição e natureza e as características especiais que o nosso pai celestial nos concedeu” – enfatizou. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.