24/05/2023 11h04
atualizado em: 24/05/2023 11h13

A homenagem se deu durante a Solenidade Mensal de Valorização do Policial Militar e contou com a presença de diversas autoridades

O vereador Dylan Dantas (PSC) esteve presente na última terça (23) em solenidade realizada no 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, onde recebeu das mãos do Tenente-Coronel da Polícia Militar e Comandante do 5º BPRv, Marcel Ribeiro de Lima, uma Challenge Coin de Honra ao Mérito pelos trabalhos legislativos realizados em prol das forças policiais.

O parlamentar, dentre outras iniciativas, recentemente encaminhou emenda de R$ 1,245 milhão para o projeto Muralha Eletrônica – que implantará videomonitoramento inteligente em 30 bairros da cidade – tendo também intermediado outra emenda no valor de R$ 150 mil para a aquisição de drone pela Polícia Científica de Sorocaba. O equipamento está sendo usado na prevenção de infrações ambientais e reconstituição de crimes. Também esteve presente na cerimônia Fernando Pecoraro, diretor do Jeep Clube Torque Quatro.

"Sinto-me honrado em ser reconhecido como amigo dos policiais. Temos de valorizar esses profissionais que saem de suas casas todos os dias arriscando suas próprias vidas em detrimento do próximo", afirmou o parlamentar durante seu discurso. Em 2021, o vereador recebeu uma Challenge Coin do 7º Batalhão de Polícia do Interior.

Resumidamente, uma das teorias sugere que as primeiras "Challenge Coins" surgiram na Roma Antiga, quando soldados eram recompensados por seu desempenho e, se considerados dignos, recebiam uma moeda extra em seu pagamento. Essas moedas eram cunhadas com o símbolo da legião à qual o soldado pertencia, e muitos soldados passaram a guardá-las como lembrança em vez de gastá-las. Segundo a história, os desafios das "Challenge Coins" surgiram na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Todos os militares americanos possuíam uma moeda pessoal de identificação e, ao se reunirem em bares, eram desafiados a colocar suas moedas na mesa. Aqueles que não tinham moedas eram obrigados a pagar a conta.

(Assessoria de imprensa – vereador Dylan Dantas – PSC)